É possivelmente a vista mais reconhecível nas Dolomitas, no norte da Itália. Escaladores de elite já abriram dezenas de rotas difíceis em suas faces. Mas, em julho passado, Micha Rinn e Christian Bickel completaram a Travessia Skyline de todos os picos, no que os escaladores acreditam ser um feito inédito no mundo.
As Cime di Lavaredo já foram atravessadas várias vezes tanto de leste a oeste, passando pela Cima Piccolissima, Punta Frida e Cima Piccola, quanto de oeste a leste, começando pela Cima Ovest, seguida pela Cima Grande, Cima Piccola, Punta Frida e Cima Piccolissima.
No entanto, a Travessia Skyline escala todo o skyline das Tre Cime, desde o Forcella Col di Mezzo, no oeste, passando por nove picos até o Forcella Lavaredo, no leste, conforme explicou Micha Rinn.
A dupla preparou parte da rota com alguns ancoragens para rapel e uma nova linha de rapel descendo a Torre Comici. Eles então escalaram a rota nos dias 23-24 de julho, em uma investida de 23 horas que incluiu um bivouac em uma caverna sob forte chuva, após a Cima Ovest.
No final, eles completaram com sucesso os 2.030 metros verticais e a seguinte lista de cumes:
Ponto de partida: Forcella Col di Mezzo, 2.315m
1. Torre Lavaredo foresummit, 2.500m
2. Torre Lavaredo, 2.536m
3. Sasso di Landro, 2.763m
4. Torre Comici, 2.780m
5. Cima Ovest, 2.973m
6. Cima Grande, 2.999m
7. Cima Piccola, 2.857m
8. Punta di Frieda, 2.792m
9. Cima Piccolissima, 2.700m
Final Forcella Lavaredo, 2.454m
Nem uma corda rompida por queda de pedras na garganta de rapel após o quarto cume na Torre Comici pôde nos parar,” observou Rinn.
Nós não queríamos estabelecer um novo recorde de velocidade nas Tre Cime, nem escalar as maiores dificuldades, mas sim escalar uma das linhas mais óbvias, o skyline das Tre Cime, de passo a passo