A Apple revelou uma notícia atraente para os viajantes de áreas remotas em sua Conferência Anual de Desenvolvedores desta semana: mensagens fora da rede na próxima versão do iOS 18. Este recurso permitirá que os usuários, por enquanto, dos EUA com um iPhone 14 ou posterior enviem e recebam mensagens via iMessage e SMS sem serviço de celular ou Wi-Fi.
O recurso atual de Emergência SOS via satélite da Apple já permite que os usuários de iPhones mais novos enviem mensagens para serviços de emergência e compartilhem sua localização sem Wi-Fi ou conexão celular. No trekking de 390 km pela Via Alpina que farei esse ano, atravessando a Suíça, terei esse serviço a minha disposição.
Este novo recurso de mensagens por satélite permitirá que mensagens sejam enviadas diretamente pelo aplicativo Mensagens, com recursos do iMessage como emojis e criptografia de ponta a ponta. Mensagens para usuários que não têm iPhone também serão enviadas por satélite, via SMS.
"O iOS 18 introduz Mensagens via satélite para os momentos em que as conexões de celular e Wi-Fi não estão disponíveis. Alimentado pela mesma tecnologia revolucionária das capacidades de satélite existentes no iPhone, o Mensagens via satélite automaticamente solicita que os usuários se conectem ao satélite mais próximo diretamente do aplicativo Mensagens para enviar e receber textos, emojis e Tapbacks via iMessage e SMS. Com o Dynamic Island, os usuários sempre sabem quando estão conectados a um satélite. Como o iMessage foi desenvolvido para proteger a privacidade do usuário, as iMessages enviadas via satélite são criptografadas de ponta a ponta."
A Apple foi pioneira na conectividade via satélite em smartphones de consumo com o lançamento do iPhone 14. O desenvolvimento de componentes especializados, software e algoritmos pela Apple permitiu que as antenas do iPhone 14 estabelecessem conexões com satélites.
Para habilitar a mensagem por satélite, a Apple depende da rede de satélites Globalstar, que é uma constelação em órbita terrestre baixa (LEO) de 24 satélites. A Globalstar cobre a maior parte do planeta, exceto o extremo norte e sul e partes da Ásia e África.
E quanto ao Garmin InReach e o SPOT?
Atualmente, os aventureiros fora da rede precisam depender de dispositivos de mensagens por satélite dedicados, como o SPOT, o Garmin InReach Mini ou o Motorola Defy. Esta nova funcionalidade da Apple reduziria a necessidade de um dispositivo adicional.
Como a funcionalidade SOS existente da Apple, o envio de mensagens por satélite requer estar em áreas abertas com uma visão desobstruída do céu. Barreiras naturais como árvores e cânions podem impedir a cobertura.
Além de mensagens, o iOS 18 propõe enriquecer o Apple Maps adicionando inúmeras trilhas de caminhada pelos parques nacionais dos EUA. Os usuários poderão filtrar trilhas por comprimento e elevação, personalizar rotas, acessar trilhas offline e gerenciá-las dentro de uma nova "Biblioteca de Lugares".
Antes do lançamento oficial do iOS 18, uma versão beta pública estará acessível no próximo mês através do Programa de Software Beta da Apple. A Apple sugeriu futuras cobranças pelos serviços de mensagens por satélite, mas os detalhes específicos de preços ainda não foram divulgados. Usuários do iPhone 14 e 15 atualmente desfrutam de dois anos gratuitos de Emergência SOS via satélite.
Não há detalhes sobre quando ou se a Apple expandirá este novo recurso além dos Estados Unidos.
O futuro é promissor:
Você acha que essa funcionalidade, quando estiver melhor estabelecida no futuro, com mais áreas de cobertura, justificaria você a pagar por um plano de cobertura para suas viagens de aventura?