Uma empresa especializada em exploração submarina acredita ter encontrado o avião desaparecido de Amelia Earhart.
Durante os meses de setembro a dezembro do ano passado, a empresa Deep Sea Vision explorou uma área de 5.000 quilômetros quadrados no Pacífico em busca do avião Lockheed Model 10-E Electra de Earhart. Utilizando um submersível autônomo equipado com sensores de sonar, a empresa capturou uma imagem que parece ter convencido o fundador, Tony Romeo, de que se trata do avião de Earhart.
Seria difícil me convencer de que não é o avião
A imagem mostra algo repousando a cerca de três milhas de profundidade em algum lugar dentro de um raio de 100 milhas da Ilha Howland. A empresa não divulgou uma localização precisa.
Ao analisar de perto, o objeto parece realmente ter a forma de um avião, mas confirmar essa descoberta exigirá que a Deep Sea Vision retorne e investigue o objeto, possivelmente utilizando um veículo operado remotamente (ROV).
Romeo, um piloto e ex-oficial de inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos, estava no ramo imobiliário na Carolina do Sul antes de vender tudo para financiar sua busca pelo avião de Earhart. Sua obsessão em encontrar este naufrágio em particular pode ter obscurecido seu julgamento.
Romeo está na expectativa de que a empresa retorne ao local dentro do próximo ano. Se ele conseguir localizar a certificação "NR16020" impressa na parte inferior da asa do Lockheed desaparecido, isso poderá abrir um novo capítulo no mistério de 85 anos.
Amelia Earhart: Pioneira da Aviação
Desaparecimento: Amelia Earhart desapareceu em 2 de julho de 1937, durante uma tentativa de circunavegação global, enquanto voava sobre o Oceano Pacífico, acompanhada pelo navegador Fred Noonan.
A última transmissão de rádio conhecida de Earhart ocorreu quando ela e Noonan estavam sobre o Oceano Pacífico, a caminho da Ilha Howland, onde planejavam fazer uma escala para reabastecimento.
O desaparecimento de Earhart e Noonan gerou uma das maiores buscas da história da aviação, mas até hoje o mistério sobre o que aconteceu permanece.
Principais Conquistas:
• Primeira Mulher a Cruzar o Atlântico (como passageira): Em 1928, Earhart tornou-se a primeira mulher a voar sobre o Atlântico, embora como passageira, não como piloto.
• Primeira Mulher a Cruzar o Atlântico Sozinha: Em 1932, Earhart fez história ao se tornar a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico.
PERGUNTA
Você conseguiu identificar que é um avião?