Durante décadas, El Capitan tem sido a parede de escalada em rocha mais icônica nos Estados Unidos, e uma das principais no mundo. A partir da primeira ascensão por Warren Harding e outros, em 1958, até a escalada da via Dawn Wall por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson em janeiro deste ano , a atenção tem se voltado cada vez mais para os esportes outdoor.
E o google não iria perder essa oportunidade de conquistar mais essa fatia do mercado com o seu produto Street View do Google Maps. Agora a atenção da empresa de Mountain View são os roteiros off-roads, oferecendo assim um ponto de vista que somente os aventureiros tinham. Agora o Google começa a ser disponibilizado para todos essas incríveis imagens, o que ajuda em muitos casos no seu planejamento e por outro lado tira um pouco do fator surpresa para quem pretende realmente conhecer o roteiro.
A partir desta quarta-feira, 24 de junho, o Google Maps, estará liberando uma série de imagens do El Capitan, com a renomada escaladora americana Lynn Hill e com Alex Honnold, Tommy Caldwell e Kevin Jorgenson. Da mesma forma que o Street View permite que os usuários da Internet veja as imagens em diversos ângulos, agora os internautas também poderão fazer a sua própria escalada ao El Capitan, só que virtualmente.
As fotos são de Corey Rich. Clique nas imagens e arraste para ver em 360º.
2- Tommy Caldwell na Cordada 15 da Dawn Wall
3- Lynn Hill na Jardine Traverse
4- Alex Honnold no Bolt Ladder
5- Alex Honnold na Pancake Flake
6- A noite cai em El Cap Tower
7- Lynn Hill na última cordada
8- A atenção da mídia
9- Alex Honnold no topo
10- A van de Alex Honnold
Assista o vídeo do projeto
Tommy Caldwell na cordada mais difícil da Dawn Wall.





