CICLOTURISMO
Tom Alves
Por: Tom Alves  |  19.02.2012  •  18:00

Pesquisando no mapa um ponto onde eu poderia passar a noite numa viagem de carro entre Salvador e Aracaju, a localidade Mangue Seco ativou conexões em minha memória, me levando de volta à infância, ao livro do baiano Jorge Amado, "Tieta do Agreste". Também nessa época, a homônima novela global batia cartão nas noites lá de casa, onde sentávamos todos frente à telinha para acompanhar a arretada Tieta e suas apimentadas estórias. Eu era muito jovem, uma inocente criança, mas lembro que os marmanjos se encantavam com as curvas e toda sensualidade das atrizes Cláudia Ohana (Tieta quando jovem) e Beth Faria (já mulher feita). De minha parte, o que me atraía de verdade e me enchiam os olhos eram as paisagens daquela vila de pescadores chamada Mangue Seco, no litoral nordestino, divisa entre Bahia e Sergipe.

Portanto, sem pensar muito, decidi conhecer a terra natal de Tieta e mergulhar, aliás, pedalar naquele universo de Jorge Amado. Afinal de contas, estava na Bahia!

Acertei o destino pelo GPS e saí de Salvador bem cedo, pela linha verde, ou estrada do côco. Já perto da divisa com Sergipe, o aparelho indica a saída à direita, numa pista esburacada que em breve se transformaria numa estrada de terra, ainda pior. O caminho parecia muito estranho, então conferi novamente e pude ver que aquela pista daria na praia, mas Mangue Seco ainda distava cerca de 30 km por caminho 4x4 à beira mar. OK, quem tem uma bicicleta no rack de seu carro não precisa de fora-de-estrada! Desse modo continuei ainda mais animado, pois o pedal estava garantido.

Mais meia hora de muito sacolejo e o verde mar se apresentava a mim, dando fim a precária estrada, marcando início desse BTT*. Poucas casas e alguns quiosques frente à praia compõem o povoado Costa Azul. Foi lá que estacionei o veículo, desci a magrela e abasteci os alforjes, tudo sob olhares curiosos dos nativos, certamente não acostumados com a cena que presenciavam.

Últimos detalhes ajustados e saio em direção à praia. Alguns metros pedalados e já percebo o quão será dura a jornada. Maré muito alta, me obrigando transitar próximo da areia fofa e úmida. E a bicicleta bastante pesada. Como resultado, constantes atolamentos e muito desgaste físico para sair do lugar. Levei uma hora e meia para vencer os primeiros 6 dos 28 km previstos.

Resolvi parar, fazer umas fotos e esperar a maré recuar um pouco. Era um dia muito bonito, o céu incrivelmente azul contrastava de forma espetacular com o calmo oceano de pequenas ondas e alvas espumas, que vez e outra chegavam aos pneus da BTT, dando-me um banho salgado. Em situação bem mais favorável, retorno ao selim da bicicleta e aos poucos vamos fazendo as pazes, eu e as ondas, para um pedal menos penoso e mais contemplativo.

Em todo o trajeto pedalei solitário, nenhuma "vivalma" interceptei pelo caminho. Sequer um pescador em sua lida com o mar. Companhia fiel me faziam os coqueiros a perder de vista, a agradável brisa e é claro, céu, mar, areia. Nesse ritmo fui vencendo os quilômetros até avistar novos quiosques e alguns turistas. Sim, chegava à Mangue Seco, exausto, porém feliz. Um pouco de empurra bike pela areia fofa em trechos entre a praia e a vila e já entrava na Pousada Suruby, muito bem recebido pelo proprietário simpático e boa prosa Seu Nequinha. Ali jantei a saborosa comida de Dona Lenir e descansei a noite daquele grande e belo dia.

Mas ainda sobrou tempo para algumas fotografias ao pôr-do-sol. Aquela tarde se despedia diante de mim em momento de pura magia. Satisfeito, endorfinado e com o corpo cansado, despenquei na cama de meu quarto.

Na manhã seguinte, bem cedo, já tomava reforçado café da manhã para enfrentar novamente o percurso do dia anterior. Mas desta vez a maré seria minha amiga. Mesmo sob forte vento contrário e fina garoa, em pouco mais de uma hora de constante e forte pedal, já reencontrava meu carro estacionado, em Costa Azul. E assim me despedi da terra de Tieta do Agreste.

Visitar Mangue Seco foi como um sonho. Encantamento, calmaria, pura paz e beleza. Fica a doce lembrança e certeza da volta, em ocasião de tempo mais dilatado, sem pressas, pois ela definitivamente não combina com aquelas paragens.

* O termo "BTT" nada mais é que a sigla de Bicicleta Todo Terreno. A versão em português para a gringa MTB, ou mountain bike. Em Portugal só se fala assim e nos países de língua espanhola essas magrelas são chamadas de "bicicletas de montaña". Nada contra o inglês, mas como bom brasileiro que sou, evitarei ao máximo chamar uma BTT de bike por aqui.

comentários
LIVROS

COMPRE AGORA

Elias Luiz possui um estilo de escrita singular, proporcionando aos leitores a sensação de fazerem parte da aventura enquanto percorrem as páginas do livro. Repleto de reflexões sobre a vida moderna e superação, apresentando a experiência única de viver um grande aventura em meio à natureza. As obras são enriquecidas com fotos e mapas que estimulam a imaginação do leitor. É impossível mergulhar na leitura sem sentir o desejo de colocar uma mochila nas costas e vivenciar sua própria jornada. Boa leitura e boas aventuras!

 

R$ 79 / frete grátis
  • 340 páginas
  • 70 fotos
  • 23 mapas

Suíça e Liechtenstein

(2 reviews)

Elias Luiz percorreu 390 km pela Via Alpina, atravessando a Suíça de Vaduz a Montreux, superando 23.500 metros de altimetria e transformando essa jornada em seu novo livro de aventura.

R$ 79 / frete grátis
  • 324 páginas
  • 70 fotos
  • 29 mapas

Argentina e Chile

(881 reviews)

Elias Luiz percorreu trilhas de longa distância em Bariloche, diversos roteiros em El Chaltén, o magnífico Circuito O em Torres del Paine e o Circuito Dientes de Navarino em Puerto Williams.

R$ 79 / frete grátis
  • 276 páginas
  • 75 fotos
  • 20 mapas

Nepal e Tibet

(917 reviews)

O trekking ao Campo Base do Everest é a trilha mais desejada por todo aventureiro e Elias Luiz relata a sua grande jornada pelo Nepal e também pelo Tibet, passando pela face norte.

R$ 79 / frete grátis
  • 320 páginas
  • 60 fotos
  • 1 mapa

Canadá

(722 reviews)

A Great Divide Trail, com seus 1.100 km é uma das trilhas mais inóspitas, difíceis e bonitas do planeta. Embarque junto com Elias Luiz e Daiane Luise nessa aventura repleta de ursos.

R$ 79 / frete grátis
  • 272 páginas
  • 66 fotos
  • 1 mapa

Suécia e Noruega

(793 reviews)

Você está prestes a conhecer uma das regiões mais selvagens da Europa, na Lapônia, acima do Círculo Polar Ártico, repleta de ursos, lobos, renas e a magistral Aurora Boreal.

R$ 55 / eBook
  • 300 páginas
  • 60 fotos
  • 12 mapas

França, Itália e Suíça

(3.728 reviews)

Para você que sonha em colocar a mochila nas costas e fazer uma viagem de aventura, este livro será uma grande inspiração. Elias Luiz narra a sua aventura pelos Alpes.

Se você sonha em fazer uma caminhada de longa distância, aproveite o roteiro oferecido por Elias Luiz, onde ele refaz a trilha original do seu livro Tour du Mont Blanc. Serão 170 km em 11 dias de caminhada e dias de descanso na charmosa Chamonix e em Courmayeur. Viva essa experiência!



O MELHOR DO TMB

Passeios inclusos para o Mer de Glace e Aiguille du Midi.

BAGAGEM

Transporte de bagagem incluso. Você caminhará leve.

OFERTA ESPECIAL

€ 4.290,00 dividido em 3 parcelas o trecho terrestre.

DEPOIMENTOS

"Gostaria de registrar o carinho e capricho que tens com os leitores. Como sou leitor das antigas prefiro o livro impresso! Ainda fico ansioso pela chegada de um novo livro. O teu vai além de um "simples" livro. Tem qualidade, interatividade, arte, uma fotografia fantástica e uma ótima e envolvente história. Obrigado por me inspirar a buscar cada vez mais a 'Waldeinsamkeit' .
Alles Gutes für dich!"

Rafael SilvaLeitor de Rocky Mountains

"Adorei Elias! Senti emoção, medo, achei que você é maluco, senti saudades, fiquei com vontade de fazer a trilha, e no final desisti… mas não de fazer trilhas tá! Só desse final perigoso! Parabéns pelo livro, pela coragem e determinação! Parabéns por nos inspirar, por fazer olhar o mundo de diferentes formas. Por nos mostrar que devemos sair da rotina, sentir a natureza, viajar… e o que mais precisamos é ter um coração em paz e bons amigos!"

Kelly Cardelli Leitora de Patagonia

"Obrigada Elias, o livro é sensacional! A riqueza de detalhes impressiona, devorei o livro ontem a noite, em muitos momentos me emocionei e me senti caminhando contigo a cada parágrafo que ia lendo. Você conseguiu passar a emoção vivida, e isso é sensacional pra nós leitores! Não vejo a hora de estar lá!"

Anelize Damy Leitora de Tour du Mont Blanc

"Completar o TMB com o Extremos foi uma experiência incrível. Uma trilha desafiadora pelo desnível, mas que te recompensa sempre com paisagens deslumbrantes, natureza preservada, sabores, sons e água pura. Passamos por três países, cidades, vilarejos, refúgios aconchegantes, florestas e fazendas, sempre com a montanha por perto nos mostrando sua grandiosidade e beleza. Uma imersão intensa na cultura alpina e no espírito de união entre os hikers que encontramos na trilha.

Marcos Ribeiro Hiker do TMB