MEIO AMBIENTE
Lisete Florenzano
Por: Lisete Florenzano  |  14 de março de 2012  •  22:00

Todos nós já ouvimos sobre o aquecimento global. Creio também que já sentimos aqui no Brasil as mudanças no clima. Praticamente não tem mais inverno no Estado de São Paulo (no sul ainda existe aquele friozinho...) e o resto do ano sofremos com as altas temperaturas. Mas com essas andanças pelo mundo, pude perceber mais a amplitude desse aquecimento. Os lugares que antes tinham as estações bem definidas agora já não tem. Sim, ainda se pode imaginar como vai ser o tempo, mas não se pode mais garantir nada. Este é um texto para contar a vocês o que está acontecendo um pouco mais além do nosso calor tropical.

ANDANDO POR AI...

Minha agenda é bastante cheia e em geral estou em um país diferente a cada mês. E em cada lugar que vamos tenho o mesmo comentário: o tempo está ficando maluco!

No ano passado, fiz dois trekking ao acampamento base do Everest, em março e abril. Nessa época do ano no Nepal temos a primavera. Era de se esperar uma temperatura super agradável e sem chuvas. Mas, para minha surpresa, tivemos de tudo: chuva, nevasca, dias muito frios e um pouco de sol. No Marrocos foi ainda mais surpreendente. Eu estava no refúgio que fica aos pés do Mt. Tubkal, a mais de 3.000 m de altitude, onde choveu a noite toda. Os guias locais estavam totalmente perdidos, sem saber exatamente que atitude tomar: subir ao cume ou não? A perplexidade deles era justificada... não chove naquela região e nem naquela altitude. Pode haver nevasca, mas não aquele pé-d’agua que testemunhei! No fim, a chuva parou e decidimos subir pra ver se as condições estavam boas. E estavam! Assim, chegamos ao cume. Sem visual nenhum, pois as nuvens estavam muito baixas, mas valeu a escalada de qualquer maneira.

Bom, Kilimanjaro nem se fala... o que resta das suas geleiras é bem pouco. É sempre impressionante ver fotos de 10 anos atrás, com seu cume todo branco. Hoje em dia, tem-se apenas algumas poucas áreas de gelo.

Nos EUA estive na costa oeste, de outubro até dezembro. Eu havia planejado fazer um pouco de escalada em gelo e escalar alguma montanha, enquanto o Manoel estava na Antártica. E, qual não foi minha surpresa quando tive que adiar os planos de ice climb... por falta de gelo! As cascatas que, geralmente, se congelavam a partir de novembro estavam com suas águas correndo. O jeito foi fazer um pouco mais de escalada em rocha. O gelo foi aparecer quase dez dias depois. E, devido à falta de neve, não deu pra escalar a montanha que havia planejado.

No Chile e na Argentina aconteceu a mesma coisa... em janeiro, muito calor na Patagônia, um calor que parecia que eu estava no Brasil. Sem chuva e sem vento – totalmente fora dos padrões patagônicos.

Eu e o Manoel fomos tentar escalar o Cerro Castillo. Devido à falta de neve, a aproximação foi muito cansativa e demorada, pois tivemos que andar um longo trecho em pedras soltas. Mais acima, já sobre a parte com neve, esta era tão superficial que não dava para colocar estacas de neve para fazer uma travessia (que era um pouco mais exposta).

No Osorno aconteceu o mesmo. Inclusive, devido ao perigo de pedras soltas rolando morro abaixo, a escalada estava proibida pelas autoridades do Parque Nacional. A história se repetiu no Lanin... Essa é uma triste realidade, diante da qual me sinto com as mão totalmente amarradas. O que fazer pra melhorar essa situação? Teria que haver uma mudança de atitude, de paradigma... as pessoas teriam que levar essa questão do aquecimento global mais a sério para que houvesse algo realmente efetivo. Mas, como grande parte das pessoas vivem nas cidades, a observação e os reflexos desse fenômeno passam quase desapercebidos. Os efeitos são sentidos, mas ficam nos comentários “nossa, que calor!” “está cada vez pior” “o calor está insuportável” etc etc etc.

No fundo, todos sabemos o que devemos fazer para colaborar com o meio ambiente. Mas creio que falta ainda assimilar essas questões de maneira realista, madura e, mesmo que tenhamos que sair da nossa zona de conforto, colocá-las em prática.

comentários
LIVROS

COMPRE AGORA

Elias Luiz possui um estilo de escrita singular, proporcionando aos leitores a sensação de fazerem parte da aventura enquanto percorrem as páginas do livro. Repleto de reflexões sobre a vida moderna e superação, apresentando a experiência única de viver um grande aventura em meio à natureza. As obras são enriquecidas com fotos e mapas que estimulam a imaginação do leitor. É impossível mergulhar na leitura sem sentir o desejo de colocar uma mochila nas costas e vivenciar sua própria jornada. Boa leitura e boas aventuras!

 

R$ 79 / frete grátis
  • 340 páginas
  • 70 fotos
  • 23 mapas

Suíça e Liechtenstein

(2 reviews)

Elias Luiz percorreu 390 km pela Via Alpina, atravessando a Suíça de Vaduz a Montreux, superando 23.500 metros de altimetria e transformando essa jornada em seu novo livro de aventura.

R$ 79 / frete grátis
  • 324 páginas
  • 70 fotos
  • 29 mapas

Argentina e Chile

(881 reviews)

Elias Luiz percorreu trilhas de longa distância em Bariloche, diversos roteiros em El Chaltén, o magnífico Circuito O em Torres del Paine e o Circuito Dientes de Navarino em Puerto Williams.

R$ 79 / frete grátis
  • 276 páginas
  • 75 fotos
  • 20 mapas

Nepal e Tibet

(917 reviews)

O trekking ao Campo Base do Everest é a trilha mais desejada por todo aventureiro e Elias Luiz relata a sua grande jornada pelo Nepal e também pelo Tibet, passando pela face norte.

R$ 79 / frete grátis
  • 320 páginas
  • 60 fotos
  • 1 mapa

Canadá

(722 reviews)

A Great Divide Trail, com seus 1.100 km é uma das trilhas mais inóspitas, difíceis e bonitas do planeta. Embarque junto com Elias Luiz e Daiane Luise nessa aventura repleta de ursos.

R$ 79 / frete grátis
  • 272 páginas
  • 66 fotos
  • 1 mapa

Suécia e Noruega

(793 reviews)

Você está prestes a conhecer uma das regiões mais selvagens da Europa, na Lapônia, acima do Círculo Polar Ártico, repleta de ursos, lobos, renas e a magistral Aurora Boreal.

R$ 55 / eBook
  • 300 páginas
  • 60 fotos
  • 12 mapas

França, Itália e Suíça

(3.728 reviews)

Para você que sonha em colocar a mochila nas costas e fazer uma viagem de aventura, este livro será uma grande inspiração. Elias Luiz narra a sua aventura pelos Alpes.

Se você sonha em fazer uma caminhada de longa distância, aproveite o roteiro oferecido por Elias Luiz, onde ele refaz a trilha original do seu livro Tour du Mont Blanc. Serão 170 km em 11 dias de caminhada e dias de descanso na charmosa Chamonix e em Courmayeur. Viva essa experiência!



O MELHOR DO TMB

Passeios inclusos para o Mer de Glace e Aiguille du Midi.

BAGAGEM

Transporte de bagagem incluso. Você caminhará leve.

OFERTA ESPECIAL

€ 4.290,00 dividido em 3 parcelas o trecho terrestre.

DEPOIMENTOS

"Gostaria de registrar o carinho e capricho que tens com os leitores. Como sou leitor das antigas prefiro o livro impresso! Ainda fico ansioso pela chegada de um novo livro. O teu vai além de um "simples" livro. Tem qualidade, interatividade, arte, uma fotografia fantástica e uma ótima e envolvente história. Obrigado por me inspirar a buscar cada vez mais a 'Waldeinsamkeit' .
Alles Gutes für dich!"

Rafael SilvaLeitor de Rocky Mountains

"Adorei Elias! Senti emoção, medo, achei que você é maluco, senti saudades, fiquei com vontade de fazer a trilha, e no final desisti… mas não de fazer trilhas tá! Só desse final perigoso! Parabéns pelo livro, pela coragem e determinação! Parabéns por nos inspirar, por fazer olhar o mundo de diferentes formas. Por nos mostrar que devemos sair da rotina, sentir a natureza, viajar… e o que mais precisamos é ter um coração em paz e bons amigos!"

Kelly Cardelli Leitora de Patagonia

"Obrigada Elias, o livro é sensacional! A riqueza de detalhes impressiona, devorei o livro ontem a noite, em muitos momentos me emocionei e me senti caminhando contigo a cada parágrafo que ia lendo. Você conseguiu passar a emoção vivida, e isso é sensacional pra nós leitores! Não vejo a hora de estar lá!"

Anelize Damy Leitora de Tour du Mont Blanc

"Completar o TMB com o Extremos foi uma experiência incrível. Uma trilha desafiadora pelo desnível, mas que te recompensa sempre com paisagens deslumbrantes, natureza preservada, sabores, sons e água pura. Passamos por três países, cidades, vilarejos, refúgios aconchegantes, florestas e fazendas, sempre com a montanha por perto nos mostrando sua grandiosidade e beleza. Uma imersão intensa na cultura alpina e no espírito de união entre os hikers que encontramos na trilha.

Marcos Ribeiro Hiker do TMB