Extremos
 
Vinson
COBERTURA ONLINE DA TEMPORADA DE ESCALADA 2014 / 2015 DO MACIÇO VINSON, NA ANTÁRTICA
 
 
 
K2 ACONCÁGUA VINSON EVEREST
 
         
montanhistas - mountaineers
         
Rodrigo Raineri Rodrigo Raineri      
         

 
notícias - news
 
12.01.2015 - 20:20

Maurício Anchovas no cume do Vinson

"...consegui voo e amanhã retorno para o Brasil! Uma viagem ao Continente Gelado... muitas emoções... Aqui vai o momento! O CUME!!! Mt Vinson 4.892 m - Antártica - 08.01.2015 - 17 h Local (18 h Brasília )...vento de 50 km com temperatura de -26ºC e sensação de - 50ºC aproximadamente! Cabeça literalmente Fria!!!_ Maurício Anchovas

 
 
12.01.2015 - 14:46

Rodrigo Raineri no cume do Vinson

"CUME!!! Obrigado pela tocida, amigos! Obrigado pelo patrocínio, Feinkost Alimentos e pelo apoio Cia Athletica Oficial, Grade 6 e empresas que sempre acreditaram e apoiaram o montanhismo, que mais é um estilo de vida!"_ Rodrigo Raineri

 

 

Vista a partir do Vinson. Foto de arquivo: Eduardo Keppke
  11.01.2015 - 18:09

Voltando
O Rodrigo nos contatou agora a tarde (11/01). Houve um voo para montanha hoje. Ele e o grupo vão retornar neste voo para Punta Arenas, Chile.

 
  09.01.2015 - 14:47

7 Cumes
Com o cume do Vinson conquistado ontem, agora só falta o Elbrus para o alpinista Rodrigo Raineri completar o projeto 7 Cumes, o que deve acontecer ainda esse ano.

Ana Carolina já escalou 5 montanhas do projeto 7 Cumes: Aconcágua, Vinson, Carstensz, Elbrus e o Kilimanjaro. Por duas vezes esteve próxima do cume do McKinley, mas teve que desistir devido ao clima, em 2010 e 2013. Resta apenas o McKinley e o Everest para ela.

Maurício Anchovas tem agora o cume do Vinson e do Aconcágua, mas ainda não informou se irá em busca dos outros 5 cumes.

O primeiro brasileiro a completrar os 7 Cumes foi o alpinista Waldemar Niclevicz em 1997. A primeira mulher brasiliera foi a alpinista Ana Elisa Boscarioli em 2014. Confira a página dos 7 Cumes.

 
  08.01.2015 - 23:18

Brasileiros no cume
Rodrigo Raineri, Maurício Anchovas e Ana Carolina chegaram hoje ao cume do Vinson.
Na crista que leva ao cume estava ventando muito, mas o tempo em si estava bom, disse Rodrigo. A equipe vai dormir hoje no Campo Alto e amanhã descem para o Campo Base
.

 

Rumo ao cume do Vinson. Foto de arquivo: Eduardo Keppke
  08.01.2015 - 10:10

Ataque ao cume
Rodrigo e parte do grupo guiado por ele iniciaram a escalada rumo ao cume agora de manhã, às 8h30. A outra parte do grupo conquistou o cume ontem (07/01).

 

Greg, Peter e Roy durante uma caminhada matinal.
  05.01.2015 - 23:01

No acampamento alto
Toda equipe está no Campo Alto, mas terão que adiar o ataque ao cume provavelmente por dois dias, devido aos fortes ventos. Maurício Anchovas fez contato com a equipe da Grade6 em Campinas e disse que estão todos bem e devem aguardar que o vento diminuia para o ataque ao cume. Por enquanto ficarão no Campo Alto pois ele é bem protegido dos ventos.
Na foto ao lado, três membros da equipe do Rodrigo e do Maurício durante uma caminhada matinal de aclimatação, mas tiveram que retornar devido aos fortes ventos.


 
    05.01.2015 - 9:11

Acampamento Alto
Rodrigo Raineri, Maurício Anchovas e toda equipe estão no acampamento alto, onde passarão o dia. Amanhã todos partem para o ataque ao cume, aproveitando a janela de bom tempo.

 

Rodrigo Raineri supervisionando o treinamento de resgate em greta.
  02.01.2015 - 10:05

Ano Novo e Campo 1
Ontem a noite todos estavam no dentro ba barraca refeitório aguardando o ano novo chegar. Mas pela grande variedade de alpinistas de países diferentes, uns diziam que faltava apenas 20 minutos para a meia-noite, outros diziam que ainda faltava 2 horas e vinte minutos. E tudo isso sobre o sol da meia-noite do verão da Antártica. Mesmo se tivessem fogos para a comemoração, pouco veríam com a forte luz do dia. Tudo na Antártica é diferente.
O vento estava forte no dia 1 e por isso o grupo permaneceu no Campo Base, onde fizeram treinamento de resgate em greta com supervisão de Rodrigo Raineri.
Para as refeições o grupo não tem o que reclamar, o montanhista e chef Maurício Anchovas do Refúgio Serrafina, junto a Carolina estão cuidando desta tarefa e todos tem adorado.
Hoje Maurício Anchovas, Rodrigo Raineri e a equipe já chegaram ao C1. A tentativa de cume será no dia 6 ou 7 de janeiro, dependebdo do clima.


 

Mapa da região do Vinson Massif
  30.12.2014 - 20:14

No Acampamento Base
Rodrigo Raineri, Maurício Anchovas e toda equipe já estão no campo base do Vinson. O tempo está bom e eles já fizeram a primeira rejeição e agora vão dormir.

 

Maurício Anchovas. Foto: Rodrigo Raineri
  29.12.2014 - 20:38

Voando para Antártica
Maurício Anchovas enviou uma mensagem dizendo que foram chamados para o embarque por volta das 19h no horário local (20h horário de Brasília).

 

A equipe da Expedição ao Vinson do lado de fora da pizzaria.
  29.12.2014 - 17:47

Na espera

"Estamos no lobby do hotel esperando uma ligação para saber se vamos voar ou não. Estamos preparados para o voo, mochilas arrumadas, roupa de gelo na mochila pois, quando o avião chamado Ilusion pousar no Union Glaciar, estaremos na Antártica, o Continente Gelado!!! Embarcamos de tênis e desembarcamos com roupa para frio extremo! Fizemos mais algumas compras de comida hoje e tivemos que arrumar as malas, retirar tudo do quarto do hotel para limpeza (fizemos Checkout). Pousaremos em Glaciar Union onde iremos pegar outro avião para a base do Vinson, nas Ellsworth Mountains!"_ Rodrigo Raineri

 

Maurício e Rodrigo empacotando os alimentos.

  28.12.2014 - 23:10

Maurício Anchovas
Maurício e Rodrigo acertaram os últimos detalhes e já estão prontos a espara da chamada de embarque que pode acontecer nesta segunda-feira, se o tempo permitir.

"Ontem tivemos o briefing da equipe onde passamos todos os pontos importantes da expedição. É muito bacana quando vamos a um local onde a consciência de todos é cobrada e obrigatória em relação ao meio ambiente. Nossas necessidades são depositadas em locais previamente determinados e não podemos urinar em qualquer lugar. Uma disciplina vigiada e respeitada por todos. O trabalho como já sabíamos será 100 % em equipe dividindo as tarefas de montar barracas, cozinhar e lavar louças entre todo o grupo. O avião que nos levará até a Antártica é um militar russo e não podemos fotografar ou filmar dentro da aeronave. Uma expedição com mínimos detalhes de logística. Hoje tivemos um briefing na ALE - Antarctic Logistics & Expeditions - sobre nosso voo e procedimentos que devemos seguir após pousarmos no Continente Gelado. Uma organização de se admirar. Realmente me sinto privilegiado de fazer parte desta Expedição na qual chamo de "gente grande". Estamos na expectativa de decolarmos amanhã, porém sabemos que será muito difícil pois a previsão é de ventos fortes e algumas nuvens sobre o Union Glacier, local do pouso na Antártica. Receberemos o "OK" às 7 horas da manhã (8 h em Brasília) e caso positivo teremos 30 minutos para chegarmos ao aeroporto. Todos os equipamentos já foram despachados e aguardam no aeroporto. Estamos apenas com nossa bagagem de mão que inclui a roupa que deveremos vestir minutos antes do pouso para não congelarmos ao sair do avião.
No mais tivemos um dia corrido fazendo as últimas compras de alimentos e empacotamos tudo. Agora é esperar e manter a concentração. Um grande Abraço."_ Maurício Anchovas, direto de Punta Arenas

 

Rodrigo Raineri em Punta Arenas. Foto: Maurício Anchovas
  26.12.2014 - 22:50

Punta Arenas
Rodrigo Raineri e Maurício Anchovas já estão em Punta Arenas, no Chile. Agora eles aguardarão a janela de bom tempo para voar até o Union Glaciar, na Antártica.

"Punta Arenas, com o Estreito de Magalhães ao fundo! Lindo, ventoso... quase no Fim do Mundo!"_ Rodrigo Raineri

 

  28.11.2014 - 17:15

Monte Vinson
Dia 25 de dezembro, Rodrigo Raineri guiará a sua próxima expedição, a escalada da montanha mais alta da Antártica, o Vinson Massif (4.892 m), junto com Maurício Anchovas, (Refúgio Serra Fina).
No projeto Sete Cumes, Rodrigo já escalou o Everest, Aconcágua, McKinley, Kilimanjaro e o Carstensz. Restando apenas o Vinson e o Elbrus para completar o projeto.
Você poderá acompanhar tudo aqui pela Cobertura Online do Extremos.


 

comentários - comments