Fernanda Maciel liberou hoje o video oficial do projeto White Flow Aconcágua. Assista!
19.02.2015 - 20:54
Karl Egloff bateu o recorde de Kilian Jornet
Karl Egloff
Karl Egloff, equatoriano de 33 anos, bateu hoje o recorde de Kilian Jornet no Aconcágua que era de 12h49min, conquistado no dia 24 de dezembro de 2014. Karl fez hoje o tempo de 11h52min, saindo de Horcones, subindo até o cume e depois voltando para Horcones.
Karl chegou ao cume com um tempo de praticamente uma hora adiantado ao estabelecido por Kilian, após isso conseguiu administrar o tempo na descida.
Como um grande esportista que é, Kilian Jornet foi um dos primeiros a felicitar o equatoriano pelas redes sociais: "Muchas felicidades Karl Egloff! Nuevo record en el Aconcagua", disse o espanhol seguido da hastag: #RecordsAreToBeBroken
25.01.2015 - 12:35
Carlos Santalena No dia 15 de janeiro, 10 brasileiros e 1 argentino pisaram no topo das Américas ao mesmo tempo com a Grade 6, o que pode ser o maior número de brasileiros ao mesmo tempo no cume do Aconcágua.
24.01.2015 - 12:14
No dia do seu aniversário, Fernanda Maciel anuncia que não pode fazer outra tentativa de recorde.
"As pedras que hoje atrapalham sua caminhada amanhã enfeitarão sua estrada."
As estrelas caindo pelo céu, o cheiro de alta montanha, o silêncio junto ao vento forte, tanta água, neve e a beleza da montanha justo ali... Foi lindo correr pela madrugada e dia de ontem! Cheguei aos 6.000m com muita performance (7-8h) porém muito debilitada pelas dores no pulmão e garganta por causa dos -20 graus e do vento de 55km/h! Já vinha com a garganta inflamada desde a última expedição! Alta montanha é desgastante demais! Mas ontem era o dia de tentar pelas melhores condições climáticas! Assim foi e dei TUDO!
Toda equipe do Extremos deseja sucesso em seus próximos projetos, foi muito bom te acompanhar e torcer pelos seus sonhos. Sonhamos juntos! O que vale é a experiência adquirida. FELIZidade, saúde e muitas montanhas em sua vida!_ Elias Luiz - editor chefe do Extremos
A equipe médica me examinou quando desci ao Campo Base I (4.300m) e disseram que teriam que me evacuar por helicóptero devido aos meus sintomas e que ficando ali pioraria minha saúde (edema pulmonar), porém ao ser evacuada não poderia voltar a tentar o record nesta temporada (segundo a médica e o chefe dos Guarda Parques que estava ao seu lado)! Fiquei TRISTE demais, queria nova oportunidade em dois dias, mas minha saúde é tudo que tenho de maior valor e sofri demais ontem! Hoje já me encontro bem, estou em Penitentes, vila aos 2600m! Não cheguei ao CUME, mas estou muito mais evoluída com este grande aprendizado do Aconcagua... Alcancei vários cumes! Meu SONHO segue, não foi ontem, mas será no futuro próximo! Nunca podemos parar de sonhar! Isto é pura VIDA! Hoje estou muito mais FELIZ, FORTE e MOTIVADA depois desta incrível experiência! Sigo com muita fé! Logo compartilharei os videos do WFAconcagua, vocês irão amar!
HOJE é meu niver/cumple e temos que comemorar! Saúde!!!!! Vida!!!!! Amor!!!!! Obrigada Aconcagua, Deus e a TODOS vocês por me apoiarem! Obrigada aos meus amigos aqui Depa Runner, Gui Padua, Osky Tello, Ale Garcia, Rubén, Beatriz, Stefania, Grajales, Ale Refugio Ski Montaña, Tendi Sherpa! Mãe, pai, Kadu e Thiago! #whiteflowaconcagua #movepositive #NeverStopExploring #TeDáAsas thanks a lot The North Face, Red Bull, Evoke, Compressport, Compressport Brasil, Overstims and Sony Brasil!
O jovem Luigi Curvello Salvatti de apenas 15 anos no Aconcágua.
23.01.2015 - 20:46
O mais jovem brasileiro no cume do Aconcágua Luigi Curvello Salvatti de 15 anos (20.03.99) chegou hoje ao cume do Aconcágua, tornando-se o mais jovem brasileiro a chegar ao topo das Américas. Luigi chegou ao cume junto com o seu irmão Kevin Curvello Salvatti de 20 anos, ambos faziam parte de uma expedição organizada pela Morgado Expedições e guiada por Milton Marques. Em breve Luigi publicará no Extremos um artigo sobre a sua experiência no Aconcágua.
23.01.2015 - 16:46
Desistiu desta primeira tentativa Fernanda Maciel começou a sentir uma forte dor de garganta que a impedia de respirar direito. Infelizmente ela não teve outra alternativa a não ser desistir. Ela já estava a 6.000 metros de altitude, em Berlim. Em breve Fernanda Maciel fará a sua segunda tentativa de quebra de recorde.
Lembrando que o Kilian Jornet também fez duas tentativas, na primeira teve que desistir devido as fortes rajadas de vento e na segunda tentativa ele conseguiu bater o recorde com o tempo de 12h49. Continuaremos acompanhando!
Fernanda Maciel em busca do recorde.
23.01.2015 - 10:40
Já passou por Plaza de Mulas Fernanda Maciel está bem, em 58 minutos passou por Confluência (3.300m) e agora acabou de passar por Plaza de Mulas (4.300m). O próximo trecho é em direção a Plaza Canada, rumo ao cume.
Vamos Fernanda!!! Estamos na torcida!
Horcones
23.01.2015 - 09:12
Começou Fernanda Maciel partiu às 8h da manhã de Horcones (2.800m) em busca do recorde. A meta é chegar ao cume e voltar para Horcones. Apenas para comparação, já que não há um recorde oficial feminino, o espanhol Kilian Jornet fez esse trajeto de 60km em 12h49.
Fernanda Maciel durante treinamento e aclimatação no Aconcágua.
21.01.2015 - 18:25
Será na sexta-feira Fernanda Maciel fará sua tentativa de quebra de recorde nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro. Acompanhe aqui no Extremos.
"Sexta-feita às 4h da manhã começo o White Flow Aconcágua! Fé em Deus, espírito forte, cabeça e coração no presente curtindo cada momento! Boraaaa!"_ Fernanda Maciel
Fernanda Maciel ajudará na reciclagem do lixo do Parque.
20.01.2015 - 00:50
White Flow Aconcágua Os projetos White Flow da Fernanda Maciel consiste sempre de "um desafio" e uma ajuda de "paz, solidariedade ou sustentabilidade". O projeto White Flow Aconcágua consiste no desafio de quebrar o recorde de velocidade de escalada de Horcones até o Cume e retornar a Horcones (entrada do parque). No quesito sustentabilidade, ela ajudará na divulgação de como o parque recicla os dejetos e também ajudará na limpeza do parque.
"O Parque Aconcágua tem 3 formas de trabalhar com o lixo!
1) Bolsa de plástico pessoal para casa visitante.
2) As grandes empresas de expedição são as responsáveis em descer com todo o lixo geral deixado pelas pessoas e funcionários.
3) Os helicópteros retiraram os 28.000 kg de matéria fecal deixados pelos alpinistas (cerca de 7.500 alpinistas por temporada)!
O Parque está feliz com este trabalho! Eles pararam de reciclar o lixo, porque Mendoza não pode reciclar!"_ Fernanda Maciel
Fernanda Maciel correndo em Horcones
18.01.2015 - 15:03
O dia D está próximo Fernanda deve fazer a primeira tentativa de recorde nesta semana.
"Feliz de correr por aqui! Hoje dia de descanso! Tentarei o record na próxima semana! Parece que o melhor dia será dia 24, meu niver, por apresentar a melhor janela de bom tempo!120km/h de vento não é legal, bem melhor esperar!"_ Fernanda Maciel
Fernanda Maciel
11.01.2015 - 10:58
Nido de Condores Fernanda continua seu ciclo de aclimatação:
"Me sinto super bem, feliz, aclimatada e forte! Subi a Nido de Condores (5.500m).
Beijos a todos!"_ Fernanda Maciel
09.01.2015 - 08:57
Rumo a Plaza de Mulas
"Estamos em Penitentes a 8 km do Parque Aconcágua repassando o trajeto que faremos. Hoje, partiremos de Horcones (2.800m) e caminharemos 25 km até Plaza Mulas (4.500m) onde estabeleceremos o acampamento base. Manteremos contato, mas com menos frequência agora! Obrigado por nos acompanhar!"_ Fernanda Maciel
Fernanda Maciel
08.01.2015 - 10:20
Muito vento Aos poucos Fernanda vai ganhando altitude e se aclimatando.
"Difícil corrida sem nenhuma parada hoje até 4.000m de altitude, muito vento, mas muito bonito! Natureza mágica!"_ Fernanda Maciel
Fernanda em mais um dia de treino. Foto: Ceszart Heredia
06.01.2015 - 21:10
Dentro do Parque Aconcágua Fernanda Maciel já está fazendo seus treinamentos dentro do Parque Provincial Aconcágua.
"Grande corrida hoje! Amando as trilhas ao redor Aconcágua!"_ Fernanda Maciel
Vista a partir do pico dos Penitentes 4.350m. Foto: Fernanda Maciel
06.01.2015 - 15:21
Fernanda Maciel Após semanas de treinos e aclimatação em Vallecitos, agora chegou a vez do Aconcágua.
"Bom dia! No fundo o Aconcágua, com vista a partir do cume do Penitentes (4350m), meu treino de corrida de ontem! Muito respeito! Montanha incrível!"_ Fernanda Maciel
Fernanda com o permiso para escalar o Aconcágua. Foto: Thiago Araujo
05.01.2015 - 9:45
Fernanda Maciel A brasileira agora tem um mãos o permiso para escalar o Aconcágua. O permiso para alta temporada para latinos americanos custa U$ 400 e da direito a ficar no parque por até 20 dias.
"A licença para estar no Parque Aconcágua! Bora!"_ Fernanda Maciel
05.01.2015 - 23:48
Maximo Kausch O guia argentino, radicado no Brasil, Maximo Kausch, afirmou que foram os primeiros a chegar ao cume do Aconcágua em 2015. No dia 5 de janeiro, ele e mais dois clientes chegaram ao topo das américas.
30.12.2014 - 14:30
Sofrendo com a altitude O vídeo mostra Kilian Jornet chegando ao cume no dia do recorde.
"Vi o Kilian sofrer muito acima dos 6.500m. A verdade é que nós não nos aclimatamos adequadamente acima de 6.600m e pagamos um preço por isso... É preciso lembrar disso no futuro!"_ Seb Montaz
Fernanda em Vallecitos. Foto: Thiago Araujo
29.12.2014 - 12:06
Fernanda Maciel Mais um dia de treino para Fernanda Maciel, em Vallecitos.
"Bom dia. Obrigado Deus! Essa é uma das mais belas trilhas de Vallecitos."_ Fernanda Maciel
Fernanda Maciel em Vallecitos. Foto: Thiago Araujo
28.12.2014 - 02:18
Fernanda Maciel Depois de alguns dias de folga em Mendoza para comemorar o Natal, Fernanda está de volta aos treinamentos em Vallecitos e em breve deve partir para o Parque Provincial Aconcágua.
"De volta ao treinamento em Vallecitos."_ Fernanda Maciel
25.12.2014 - 19:00
Feliz Natal
"Desejamos a todos um Feliz Natal direto do hemisfério sul! Obrigado pelo vosso apoio precioso!"_ Kilian, Emelie, Vivian, Seb
No cume do Aconcágua pela segunda vez na semana. Foto: Seb Montaz
O tempo total do desafio: 12 hroas e 49 minutos. Foto: Seb Montaz
A bela paisagem no percurso do Aconcágua. Foto: Seb Montaz
24.12.2014 - 9:56 - atualizado: 17:05
A história completa com depoimentos de Kilian Jornet
Kilian Jornet conquistou mais desafio com recorde em sua lista de sonhos. Foi no Aconcágua (6.962m), onde estabeleceu um novo recorde de velocidade de subida e descida. Com um tempo de 12 horas e 49 minutos, este foi o seu penúltimo desafio no projeto Summits of My Life.
Jornet completou o desafio depois de uma tentativa mal sucedida na última sexta-feira, quando se viu obrigado a dar meia volta próximo dos 6.500m, devido ao mal tempo, com rajadas de vento com mais de 90 km/h. E neste momento disse: “Me retirar não é uma derrota, pelo contrário. Para mim serviu como um bom treinamento em altitude, para poder tentar novamente quando o tempo estiver favorável”.
Ontem, a meteorologia estava favorável e o atleta realizou a subida e descida do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas (6.962m). Percorrendo a via normal em 59,85 km com um desnível positivo de 3.962m. Sem dúvida, o maior desafio que Kilian Jornet tinha que enfrentar era a altitude, chegando próximo dos 7.000m: “Nós passamos quase duas semanas na zona do Aconcágua, mas provavelmente precisaríamos ter ficado mais tempo para estar em melhores condições. O Aconcágua não é um cume técnico como outras que temos superado durante o projeto, mas sim, até agora foi a mais alta”.
Seguindo a filosofia dos outros cumes no projeto, Jornet decidiu iniciar a acensão desde o último ponto habitado, a casa dos guarda-parques de Horcones (2.900m). Saiu às 6 horas da manhã, depois de ter tomado um café da manhã com três torradas com doce de leite, um doce típico argentino.
Deste ponto, o esperavam 23km e 1.400 metros de desnível que percorreu em 3h15, antes de chegar a Plaza de Mulas (4.300m), o campo base do Aconcágua. É neste ponto onde a maioria das expedições começam a ascensão ao cume. Podem demorar até 4 dias. Ao chegar em Plaza de Mulas, Kilian Jornet se deteve por 15 minutos para comer e beber. E deste ponto continuou a sua ascensão: “Minha ideia era fazer uma subida suave, tentando conservar o máximo para a descida. Por isso decidi parar, descansar e recuperar as forças para a segunda parte”.
Jornet subiu até Nido de Condores (5.550m), onde já haviam passado cinco horas desde que saiu de Horcones, iniciou então a última trecho até chegar ao cume. Antes, teria que superar 1.463m de desnível positivo e, especialmente, passar a barreira dos 6.500 metros. Jornet explica: “A partir deste ponto, notei que a altitude estava começando a me afetar. Tinha problemas de equilíbrio e constantemente escorregava na neve. Por isso decidi avançar pouco a pouco, sabendo que ainda teria muito caminho pela frente”. Atingia os 6.650 metros, na La Cueva, com um tempo de 7h40 percorridos. Finalmente chegou ao cume (6.962m) depois de 8h45 de esforço. Ali permaneceu durante 15 minutos: “Foi um momento para recuperar as minhas forças, antes da longa descida. O cume foi a combinação do trabalho que fizemos durante estes dias. Também pude apreciar a vista incrível que se tem da face sul do Aconcágua”.
Mas ainda lhe restava a descida, segundo explica ele mesmo: ”A altitude continuou me afetando até Plaza de Mulas. Continuava perdendo o equilíbrio, os músculos pareciam que não queriam seguir as ordens da cabeça, e me faziam cair. Ao chegar ao campo base, parei por vinte minutos. Comi e me hidratei bem, e pouco a pouco comecei a me sentir melhor. Deste ponto só me restava descer de novo até Horcones, a entrada do Parque Provincial Aconcágua, onde pude correr bem e acabei marcando um bom tempo”. Em Plaza de Mulas, chegou depois de 10h10 de tempo corrido. Finalmente depois de chegar de novo em Horcones, o cronômetro marcou 12h49 de tempo total.
Assim Kilian Jornet havia conseguido superar todos os recordes estabelecidos até esta data e escreveu o seu nome como o homem mais rápido a completar esse percurso, no Aconcágua.
Este feito foi acompanhado da corredora de montanha Emelie Forsberg (namorada) e dos fotógrafos e cinegrafistas Seb Montaz e Vivian Bruchez, também guia. Emelie Forsberg esteve presente na saída e chegada em Horcones, depois que renunciou a tentativa de quebrar o recorde feminino deste percurso. Por sua parte, Seb Montaz e Vivian Bruchez estavam situados próximo a Nido de Condores (5.500m), para filmar a ascensão. Segundo comenta Seb Montaz: “Vi o Kilian sofrer muito acima dos 6.500m. Apesar de tudo, ele estava muito consciente e determinado a cumprir o desafio. De nossa parte, não poderíamos estar mais orgulhosos de como tudo aconteceu”.
Kilian Jornet, de sua parte explica: “Este é um projeto de equipe. Estou muito contente de ter compartilhado estas duas semanas com Seb, Vivian e Emelie. Juntos, nós preparamos o desafio e nos organizamos para a filmagem. Quero agradecer todo o esforço que a equipe fez e também a todos que vem acompanhando o projeto de diferentes cantos do mundo”.
Com este novo feito, Kilian Jornet completa o terceiro ano do projeto Summits of My Life, depois de ter estabelecido também em 2014 o recorde no McKinley (Alaska).
Aclimatação e chegada na Argentina
Kilian Jornet e a sua equipe, chegaram a Argentina no dia 6 de dezembro. Nos primeiros dias ficaram em Mendoza, quarta maior cidade do país, onde realizou a apresentação do seu filme.
No dia 9 iniciou sua viagem até o campo base do Aconcágua. Chegando em Puente del Inca, os integrantes da equipe pegaram algumas mulas que os levaram até o campo base, em Plaza de Mulas, a 4.400m. Desde aquele dia, o objetivo de Jornet era fazer uma boa aclimatação, que o permitiria estar em condições para o dia de tentar o recorde. Assim realizou várias ascensões, cada vez em maior altitude, para ir acostumando o corpo. Dormiu vários dias em bivac. Tudo, sem esforçar demais a parte física para estar descansado para o dia do recorde.
Os tempos
• Horcones - Plaza de Mulas: 23km / 1.400m D+ / 3h15
•
Plaza de Mulas - Nido de Condores: 3,6km / 1.100m D+ / 5h
• Nido de Condores - Cume do Aconcágua: 3,5km / 1.462m D+ / 8h45
• Cume do Aconcágua - Plaza de Mulas: 7,1km / 2.562m D- / 10h10
• Plaza de Mulas
- Horcones: 23km / 1.400m D- / 12h49
Os tempos de cada trecho estão acumulados. D+ é o desnível positivo e D- o negativo.
Próxima parada: Everest
Summits of My Life, é um projeto pessoal de Kilian Jornet que se iniciou em 2012. Desde então, ele tem tentado sete desafios ao redor do mundo. A última parada está prevista para 2015. Será no Everest, o pico mais alto do mundo, onde Kilian tentará fazer a subida e descida seguindo, mais uma vez, os valores que lhe inspiram. E você poderá acompanhar tudo pela cobertura online do Extremos. Aguardem!
Dados interessantes
• Kilian Jornet fez de Horcones até o cume do Aconcágua em 8h45.
•
Jorge Egocheaga fez esse mesmo trecho em 7h52, em 2006.
O tempo de Jorge foi quase uma hora a menos. Para quem conhece Kilian ou já leu seus livros, sabe que ele tem uma técnica muito apurada nas descidas, e do cume até Plaza de Mulas ele tirou praticamente uma hora do tempo de Jorge e neste trecho os dois estavam empatados. De Plaza de Mulas até Horcones, Kilian diminuiu praticamente mais uma hora e no final baixou o recorde em 57 minutos, fazendo o tempo total em 12h49.
• O recorde de Plaza de Mulas - Cume - Plaza de Mulas, continua sendo de Bruno Brunod de 1995 em 5h57. Não era o recorde que Kilian e Jorge buscavam.
Rumo ao cume do Aconcágua. Foto: Seb Montaz
23.12.2014 - publicado: 20:12 - atualizado: 22:51
Novo Recorde O espanhol Kilian Jornet de 27 anos estabeleceu hoje o novo recorde do Aconcágua, partindo da entrada do parque em Horcones subindo até o cume e depois voltando para Horcones, em um tempo total de 12h49. Baixando em 57 minutos o recorde anterior que pertencia ao também espanhol Jorge Egocheaga, que em 2006 tinha realizado no tempo de 13h46.
Novo recorde: 12h49
"Estou muito feliz por ter realizado este desafio. Foi muito difícil, especialmente a partir dos 6.500 metros de altitude, onde comecei a sentir o efeito da altitude. Mas esses momentos de sofrimento são aqueles que sempre me lembrarei. Obrigado a todos!"_ Kilian Jornet, direto de Horcones
"Parabéns ao Kilian Jornet por mais esse sonho realizado e parabéns à toda sua equipe: Emelie Forsberg (namorada), Sebastien Montaz-Rosset (cinegrafista) e Vivian Bruchez (guia). Como sempre o Extremos deu a notícia em primeira mão aqui no Brasil. Em abril e maio de 2015 acompanharemos Kilian em sua nova tentativa de recorde e desta vez será ao topo do mundo, no Everest.
Obrigado a todos que nos acompanharam até aqui! Nós continuaremos com a Fernanda Maciel."_ Elias Luiz - editor chefe do Extremos
20 minutos de descanso em Plaza de Mulas. Foto: Seb Montaz
23.12.2014 - 18:01
Descendo Kilian Jornet já fez o cume do Aconcágua e agora está descendo para Horcones.
"Kilian alcançou o cume do Aconcágua e está de volta à Plaza de Mulas. Ele se sente bem, mas ainda restam mais de 25 quilômetros até o final, em Horcones."_ Sebastien Montaz-Rosse
Em nenhum momento a equipe de Kilian relatou os horários, como o início da corrida, horário de chegada no cume ou em Plaza de Mulas, e muito menos podemos levar em conta o momento da divulgação das fotos, pois, devem ser publicadas algum tempo depois de tiradas, pois precisam editar a foto e fazer o upload.
Mas fazendo uma estimativa pela primeira foto do dia, onde imaginamos que ele iniciou a busca do recorde por volta das 6h da manhã e somando-se o recorde anterior de 13h46, então Kilian tem que chegar até as 19h46 em Horcones (horário de Brasília).
Fazendo uma nova estimativa desta última foto, então Kilian deve ter 2 horas para percorrer os últimos 25 quilômetros de descida até Horcones.
Vocês acham que dá para quebrar o recorde?
Recapitulando: Dia 16 Kilian chegou ao cume do Aconcágua. Dia 19 ele fez a 1ª tentativa de quebra de recorde e chegou a 6.500m e desistiu. Hoje está fazendo a 2ª tentativa.
Saindo de Plaza de Mulas rumo ao cume. Foto: Seb Montaz
23.12.2014 - 11:40
Plaza de Mulas Kilian continua a sua busca pelo recorde.
"Kilian já passou por Plaza de Mulas, o acampamento base do Aconcágua a 4.300 metros de altitude. Ele está se sentindo bem, o tempo está bom e não há muito vento."_ Sebastien Montaz-Rosset
Emelie próximo a Horcones. Foto: Emelie Forsberg
23.12.2014 - 10:54
Emelie Forsberg Enquanto Kilian partiu para o cume, Emelie ficou próximo a Horcones e não fará a sua segunda tentativa de quebra de recorde.
"Primeiro dia que não há vento aqui em cima. Isso é ótimo, aleluia! Longa manhã com frutas frescas (!), café e um livro!"_ Emelie Forsberg
Kilian Jornet iniciando o seu desafio as 6h. Foto: Emelie Forsberg
23.12.2014 - 9:29
Rumo ao recorde Kilian Jornet iniciou nesta manhã a sua segunda tentativa de quebra de recorde no Aconcágua. O tempo que ele pretende bater é de percorrer da entrada do parque (Horcones - 2.950m), subir até o cume (6.962m) e voltar para Horcones em menos de 13h46, o atual recorde do espanhol, Jorge Egocheaga em 2006. Um montanhista comum já aclimatado faria esse percurso em aproximadamente 7 dias. Emelie Forsberg não fará uma segunda tentativa.
A estimativa que fazemos pelo sol atingindo o cume do Aconcágua, é que essa foto foi tirada por volta das 6 horas da manhã. Então se tudo correr bem é para termos notícias do recorde de Kilian por volta das 18h ou 19h. Vamos acompanhar!
"Aconcágua, segunda tentativa!
Kilian está a caminho tentando alcançar um outro sonho!
Você pode ver o longo caminho para a Cúpula! Vá Kilian !!!
Vamos mantê-lo informado!"_ Emelie Forsberg
22.12.2014 - 00:30
Em breve
"Quando as coisas não correm como esperado, você volta rápido para o ponto de partida e tenta de novo (em breve)"_ Equipe Summits Of My Life
Por do sol em Nido de Condores. Foto: Emelie Forsberg
21.12.2014 - 12:15
Emelie Forsberg Uma reflexão sobre os dias na montanha.
"Aproveitando o momento, não importa como. Se é por um recorde de escalada, ou mais uma experiência de aprendizagem, ou apenas uma simples caminhada nas montanhas. Eu fiz a minha tentativa de cume, o que é sempre uma boa experiência em altas montanhas! Vou ver se eu tentarei de novo, mas não tenho a certeza. Não é o ápice do que eu estou procurando e talvez o que eu já fiz seja o bastante!
Obrigado a todos por suas palavras de incentivo, mesmo esse não sendo o meu projeto, eu estou aqui para fazer parte da equipe!
Foto: uma das noites a 5500m, em Nido de Condores!"_ Emelie Forsberg
Emelie com cara de poucos amigos. Foto: Kilian Jornet
20.12.2014 - 19:03
Uma vida de glamour Emelie fala sobre a sua primeira tentativa de quebra de recorde no Aconcágua.
Nos próximos dias eles devem fazer uma nova tentativa.
"Após 11 horas de corrida em direção ao cume do Aconcágua (retornando devido ao tempo e sentimentos ruins), volto à barraca e tudo que tínhamos era uma lata de atum... Com fome!
Essa é vida de glamour dos amantes das montanhas..."_ Emelie Forsberg
Kilian Jornet. Foto ilustrativa
19.12.2014 - 17:39
Não foi dessa vez Ele percorreu de Horcones (2.950 m) até 6.200 m e voltou em aproximadamente 14 horas e enfretando ventos de até 90 km/h quando estava na parte mais alta.
Emelie e Kilian estarão mais fortes para a próxima tentativa!
"Eu considero esta primeira tentativa frustrada de quebra de recorde como um grande treinamento em altitude"_ Kilian Jornet
19.12.2014 - 17:39
Fernanda Maciel A brasileira Fernanda Maciel realizou mais um treinamento e aclimatação em Vallecitos. Assista o vídeo abaixo.
Kilian Jornet. Foto ilustrativa
19.12.2014 - 12:48
Partiu! Hoje é o dia! Kilian Jornet partiu para a tentavia de quedra de recorde de escalada e descida do Aconcágua.
Kilian tentará bater este recorde:
• Horcones - Cume - Horcones: 13h46 (recorde de Jorge Egocheaga em 2006)
"Olá pessoal! Hoje é o dia para tentar! O vento é mais forte do que perfeito na montanha, mas é uma janela. Vou começar em 5 minutos. Vejo vocês em breve!"_ Kilian Jornet em mesagem de texto para a sua equipe
Emelie, Kilian e Vivian em Plaza de Mulas. Foto: Seb Montaz
18.12.2014 - 19:30
Kilian Jornet A equipe mantém aclimatação no Campo Base do Aconcágua, esperando o melhor dia para a tentativa de quebra de recorde final. Talvez você não possa nos ouvir... mas estamos todos gritando uma enorme mensagem de boa sorte para você!!! Vaiiiii!!!
A equipe é composta por Kilian Jornet, Emelie Forsberg, Vivian Bruchez (guia e esquiador) e Sébastian Montaz-Rosset (fotógrafo e cinegrafista). Vivian chegou ao cume do aconcágua junto com Kilian, na segunda-feira.
Fazendo aclimatação em Vallecitos. Foto: Fernanda Maciel
18.12.2014 - 18:52
Fernanda Maciel A brasileira continua com o seu treinamento e aclimatação em Vallecitos.
"Dez quilômetros de corrida nas montanhas, 1h40 e 4.500m de altitude máxima atingida! Incrível o treino de hoje! Demais! Precioso!"_ Fernanda Maciel
17.12.2014 - 14:18
Nido de Condores Mensagem de Emelie Forsberg...
Acampamento Nido de Condores, 5.500 m e o Cume à vista. Tão perto mas tão longe daqui! Uma noite com muito vento!
Parece tão fácil a escalada do Aconcágua, mas quanto mais exploramos mais difícil parece. É alto! É exigente! E se eu conseguir chegar ao cume e fizer isso em apenas 1 dia, para definir um recorde para as mulheres, será uma das minhas maiores realizações._Emelie Forsberg
Kilian Jornet no cume do Aconcágua (6.962m). Foto: Kilian Jornet
16.12.2014 - 14:25
Cume Ontem, seguindo o seu processo de aclimatação, Kilian Jornet chegou ao cume do Aconcágua (foto ao lado). Para muitos montanhistas esse seria o ponto alto de uma expedição ao topo das Américas, mas para Kilian é apenas mais um ciclo de aclimatação, pois seu objetivo não é apenas chegar ao cume, é chegar ao cume em um tempo recorde e para isso é preciso estar bem aclimatado.
Os prováveis recordes que Kilian busca bater são:
• Plaza de Mulas - Cume - Plaza de Mulas: 5h57 (recorde de Bruno Brunod em 1995)
• Horcones - Cume - Horcones: 13h46 (recorde de Jorge Egocheaga em 2006)
Ontem que eu escalei até o cume. Boas sensações, mas a altitude torna tudo muito difícil acima de 6.500 m. O vento é muito, muito forte, mas o tempo está estável. A equipe está em boas condições !!!_Kilian Jornet
Visual entre Horcones e Plaza de Mulas. Foto: Seb Montaz
15.12.2014 - 15:13
Subindo Kilian e Emelie subiram hoje para Nido de Condores (5.530m) onde vão dormir. Amanhã devem subir mais um pouco, provavelmente até o Refúgio Berlim (6.000m) e depois descem direto para Plaza de Mulas, finalizando assim o segundo ciclo de aclimatação (sobe alto e dorme baixo). Confira abaixo mais um vídeo.
Na foto ao lado o trecho durante a caminhada do primeiro dia, de Horcones para Plaza de Mulas.
Kilian Jornet. Foto ilustrativa
15.12.2014 - 12:23
Livros Para você que esta acompanhando a tentavia de quebra de recorde de Kilian Jornet no Aconcágua e quer conhecer um pouco mais sobre o atleta, sugiro que leiam os seus livros: "Correr ou Morrer" e "La Frontera Invisible".
Ganhar não quer dizer chegar em primeiro lugar. Não quer dizer superar o adversário. Ganhar é vencer a nós mesmos. Vencer o nosso corpo, os nossos limites e os nossos medos. Ganhar significa superar-nos e tornar os nossos sonhos realidade._trecho do livro "Correr ou Morrer" de Kilian Jornet
Crepúsculo no Aconcágua. Foto: Emelie Forsberg
14.12.2014 - 17:12
Fim do dia Emelie Forsberg encantada com o visual do Aconcágua.
O visual do fim de tarde daqui do campo base, a 4.300 metros.
Boa noite!_Emelie Forsberg
Kilian Jornet descansando dentro da barraca. Foto: Seb Montaz
14.12.2014 - 14:43
Aclimatação Kilian Jornet aqui em sua barraca analisando seu pulso para maximizar a recuperação.
Cheguei a 5.530 metros, em Nido de Condores, e senti que poderia ir para o cume._disse Kilian ontem no seu regresso de uma sessão de treinamento com Emelie
Emelie Forsberg próxima a Nido de Condores. Foto: Seb Montaz
13.12.2014 - 18:06
Nido de Condores Emelie e Kilian chegaram a 5.530 metros de altitude, mas já estão de volta a Plaza de Mulas. Confira o vídeo abaixo.
À esquerda você vê o cume do Aconcágua! Parece tão perto mas está 2.000 metros acima de onde fizemos essa foto, próximo a Nido de Condores. Ainda levaremos mais algums dias para se aclimatar e depois iremos para o cume!_Emelie Forsberg
Café da manhã em Plaza de Mulas. Foto: Kilian Jornet
12.12.2014 - 09:51
Plaza de Mulas Emelie e Kilian já estão em Plaza de Mulas.
Bom dia, café em Plaza de Mulas. Hora de correr!_Emelie Forsberg No mapa da Cobertura Online, os avatares dos dois atletas mostrarão a posição deles no dia. Você pode ver ao lado dos acampamentos, a altitude e o tempo que é gasto por montanhistas normais para chegar a cada acampamento. Por exemplo: para chegar em Plaza Canada um montanhista leva aproximadamente 4h30. De Plaza Canada até Nido de Condores, são aproximadamente 5 horas. Normalmente um montanhista aclimatado leva 5 dias para sair de Plaza de Mulas, chegar ao cume e voltar para Plaza de Mulas. Então veja o que se propõe Kilian Jornet, fazer tudo isso em menos de 6 horas.
Início da trilha saindo de Horcones. Foto: Seb Montaz
11.12.2014 - 19:13
Feliz Dia... Emilie enviou a seguinte foto e mensagem:
É uma ótima maneira de celebrar o Dia Internacional das Montanhas com a enorme face sul do Aconcágua ao fundo!_Emelie Forsberg
Kilian Jornet falando sobre o seu filme. Foto: Seb Montaz
10.12.2014 - 12:22
Estão chegando Kilian Jornet e Emelie Forsberg chegaram no início desta semana em Mendoza, cidade mais próxima do Aconcágua, na Argentina. Kilian ministrou uma palestra e agora ambos já estão a caminho do Aconcágua.
Fernanda Maciel chegará ao Parque Provincial Aconcágua no dia 8 de janeiro, quando iniciará o seu treinamento e aclimatação. A meta é fazer a escalada e descida em menos de 18 horas.
Fernanda Maciel. Foto: divulgação
21.11.2014 - 9:40
Fernanda Maciel A ultramaratonista brasileira, Fernanda Maciel, 34 anos, também estará no Aconcágua nas próximas semanas em busca do recorde de velocidade de escalada. O projeto dela é de estabelecer um recorde partindo e Horcones - entrada principal do Parque - fazer cume e voltar para Horcones.
Não há um registro preciso do recorde feminino, mas Fernanda terá uma forte concorrente, a ultramaratonista suéca de 27 anos, Emelie Forsberg.
O foco do Extremos será na cobertura da quebra do recorde, mas também estaremos acompanhando os guias e montanhistas brasileiros nesta temporada 2014/2015 de escalada do Aconcágua.
Kilian Jornet. Foto ilustrativa
21.11.2014 - 9:40
Kilian Jornet O ultramaratonista espanhol, Kilian Jornet, 27 anos, partirá para mais uma etapa do seu projeto Summits Of My Life, O projeto consiste na tentativa de bater sete recordes de escalada. Ele já escalou e bateu o recorde de velocidade no Mont Blanc, Matterhorn e o McKinley. Agora é a vez do Aconcágua, depois em abril partirá para o famoso "Big One", o Everest. E finalizará o projeto com a escalada do Elbrus.
O atual recorde que consiste na escalada e descida do Aconcágua pela Rota Normal a partir de Plaza de Mulas, pertence ao italiano Bruno Brunod que completou este trajeto em 5h57.