A principal atração turística do Peru, as ruínas da cidade inca de Machu Picchu, foi reaberta ao turismo nesta quinta-feira (1º) depois de ter permanecido fechada por dois meses devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas. A festa teve participação de centenas de turistas, inclusive a atriz americana Susan Sarandon.
Entre 800 e 1.000 turistas, na maioria americanos, foram os primeiros a ingressar na mítica cidade do século XV sob um céu nublado.
Além dos americanos, era fácil distinguir entre os visitantes os turistas mexicanos, argentinos e brasileiros que, equipados de câmeras e capas de chuva, apressavam o passo em busca da melhor vista.
O acesso a Machu Picchu ocorre agora de ônibus e de trem, saindo de Cuzco, a 120 km, depois que avalanches de lama e pedras causadas por fortes chuvas em janeiro afetaram a ferrovia, deixando mais de 4.000 turistas presos na cidade.
O trajeto em ônibus dura duas horas a partir de Cuzco, a antiga capital inca, até a localidade de Ollantaytambo, lugar no qual os visitantes devem pegar o trem até Águas Calientes, nos pés de Machu Picchu, onde se chega depois de 90 minutos.
O trecho inicial da ferrovia que liga Cuzco a Ollantaytambo permanece em fase de conserto, o que deve durar dois meses, segundo a empresa Perú Rail.
|