Sim, há vistas impressionantes, mas nada neste mundo se compara a essa descarga de adrenalina. Aqui, escaladores de montanha enfrentam avalanches, deslizamentos de pedras e tempestades severas, arriscando a vida, sofrendo lesões e, em alguns casos, até a morte!
Para os montanhistas extremos, aqui estão as cinco montanhas mais perigosas do mundo:
1º - Annapurna
Annapurna I, Nepal - conhecida como "Deusa da Colheita". A primeira ascensão foi realizada em 1950 e, desde então, apenas 191 pessoas alcançaram o topo do Annapurna, com 8.091 m de altura. Infelizmente, 60 pessoas perderam a vida nessa montanha, resultando em uma chocante taxa de mortalidade de 40%.
2º - K2
K2, Paquistão e China - apelidada de "A Montanha Selvagem", é a segunda montanha mais alta do mundo, com 8.611 m. Devido às suas superfícies rochosas íngremes, pilares frágeis de gelo e geleiras traiçoeiras, um em cada cinco alpinistas que tentaram alcançar o cume não sobreviveu.
3º - Kanchenjunga
Kanchenjunga, Nepal e Índia - chamada de "Os Cinco Tesouros das Neves", tem uma taxa de mortalidade de 22%. Muitos tentaram escalar seus 8.586 m, o terceiro pico mais alto do mundo, mas enfrentaram avalanches e condições climáticas traiçoeiras.
4º - Eiger
O Eiger, na Suíça - com 3.970 m nos Alpes de Berna, desafia escaladores desde 1938. A Face Norte, "Nordwand", é a rota mais escolhida e conhecida por sua dificuldade extrema e perigo. Ela também é apelidada de "Mordwand" - a parede da morte!
5º - Nanga Parbat
Nanga Parbat, Paquistão - a nona montanha mais alta do mundo, com 8.126 m, é tecnicamente difícil de escalar, exigindo o uso de um cume extremamente estreito. Sua face sul, a face Rupal, é a maior face de montanha do planeta e é conhecida como "comedora de homens"!
PERGUNTA
Qual destas mostanhas você gostaria de escalar?