Kilian Jornet Burgada além de todos os limites: as 82 montanhas acima de 4.000 metros dos Alpes em 19 dias.
É algo incrível, inconcebível, quase absurdo: a monstruosa façanha do trailrunner espanhol Kilian Jornet Burgada, de 36 anos, que nos últimos 19 dias conseguiu escalar todos os 82 picos acima de 4.000 metros dos Alpes. Foram 19 dias para escalar, começando no Piz Bernina e terminando no Barre des Écrins, todas as montanhas mais altas dos Alpes, deslocando-se apenas a pé ou de bicicleta.
Em um teste de resistência e resiliência sem igual, Jornet se desafiou ao máximo todos os dias, escalando por até 20 horas seguidas, para depois partir novamente após 4 ou 5 horas de descanso para a próxima etapa. Muitas das cimeiras foram alcançadas com seu time ou na companhia de amigos, outras, sozinho.
As estatísticas puras e simples são: 1.207 km, 267:45:16 horas de atividade, 75.344 metros de desnível positivo e 5:17 horas de sono em média por dia. Os números falam por si e levará algum tempo para compreender a enormidade dessa realização, mas uma coisa é clara: nunca se viu nada semelhante e, por um bom tempo, esses 19 dias serão inigualáveis.
Aqui estão as palavras de Jornet após a façanha: "19 dias depois de ter começado no Piz Bernina, meu sonho de escalar todos os 82 Quatromiles dos Alpes usando apenas a força humana para ligá-los se realizou no Dôme e no Barre des Écrins, as cimeiras mais ocidentais das 82.
19 dias depois de ter começado no Piz Bernina, meu sonho de escalar todos os 82 Quatromiles dos Alpes usando apenas a força humana para ligá-los se realizou no Dôme e no Barre des Écrins, as cimeiras mais ocidentais das 82. Essa foi, sem dúvida, a coisa mais desafiadora que já fiz na minha vida, mentalmente, fisicamente e tecnicamente, mas talvez também a mais bonita. É difícil processar todas as minhas emoções neste momento, mas essa é uma jornada que nunca esquecerei. Quero agradecer mais uma vez a todas as pessoas que me apoiaram ou escalaram comigo durante este projeto. Agora é hora de descansar um pouco!