Mau tempo prendeu um grupo de 22 trekkers na semana passada na área de Shastratal Mayali, no Himalaia de Garhwal. Nove morreram de frio nas 24 horas seguintes.
Os trekkers partiram cedo no dia 3 de junho para uma caminhada de alta altitude até o Lago Shastra Tal, localizado a 4.600 m entre o Vale Bhagirathi a oeste e o Vale Bhilangana a leste. O tempo piorou quando o grupo começou a voltar para o acampamento à tarde. Eventualmente, eles ficaram presos.
"A neve se intensificou em uma nevasca", disse Krishna Byre Gowda, ministro do estado de Karnataka, de onde o grupo era, à NDTV. "Por volta das 18h, dois trekkers sucumbiram ao mau tempo. A neve e o vento tornaram o movimento impossível. A visibilidade caiu a zero. Eles se agruparam para passar a noite na rota. Mais pessoas sucumbiram durante a noite."
Vimos pessoas morrendo na nossa frente enquanto nos abrigávamos sob uma grande rocha . Foi só depois do resgate que soubemos que estávamos a apenas uma hora do acampamento base.
De acordo com testemunhas, quatro pessoas morreram na primeira noite. Alguns membros do grupo, composto por 19 trekkers e três guias, conseguiram voltar para a vila de Lambtal no dia seguinte e pediram ajuda. Helicópteros encontraram os caminhantes presos na quarta-feira, mas, até então, mais cinco haviam morrido de hipotermia.
Uttarakhand é um estado do norte da Índia que faz fronteira com o Tibet e o Nepal. Possui algumas das paisagens naturais mais deslumbrantes do Himalaia indiano, como o maciço Nanda Devi, as montanhas Garhwal — o berço do rio Ganges — e o Parque Nacional do Vale das Flores.
Nossas condolências
aos trekkers, amigos e familiares.