Dois hikers foram resgatados em Canterbury (Nova Zelândia) graças ao SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 Pro [Max]. Publicamente, este é o primeiro caso de uso da tecnologia no país.
De acordo com uma ONG que participou do resgate, as fortes chuvas causaram o aumento rápido dos níveis de água nas proximidades do rio Sudden Valley, tornando a passagem perigosa para os caminhantes.
Para pedir ajuda, eles ativaram o recurso de emergência em seu iPhone 14. Dessa forma, a GCH Aviation (uma empresa de aviação privada) e o Canterbury West Coast Air Rescue Trust (uma ONG) coordenaram a operação, localizando as duas pessoas.
Mas a organização enfatizou a importância dessa tecnologia, recomendando-a como uma ferramenta adicional para emergências, mas não como um substituto para beacons de localização pessoal (PLBs).
Para o NewsHub, Caroline Blanchfield (da GCH Aviation) enfatizou que os caminhantes subestimaram a ascensão das águas do rio. “Você deve sempre carregar um PLBs (Personal Locator Beacons - equipamentos estilo Spot) na natureza. É necessário ter equipamentos para ser 100% seguro”, alertou ela.
O SOS de Emergência via satélite foi lançado em novembro de 2022 nos EUA e no Canadá, expandindo-se para a Austrália, Nova Zelândia e alguns países europeus. Por enquanto, a função é exclusiva dos iPhones 14, mas certamente estará presente nos “iPhones 15”, que devem ser anunciados na próxima terça-feira, 12 de setembro.
O serviço de resgate presente nos iPhones é feito através de parceria da Apple com a Globalstar, proprietária dos equipamentos Spot's que utilizamos há anos.
PERGUNTA
Você já ficou cara a cara com um animal selvagem?