Maximo Kaush, um argentino que reside há muitos anos no Brasil, escalou sozinho no dia 31 de julho o vulcão Capurata, na Bolívia. O que mais lhe surpreendeu foi ver em seu GPS a altitude registrada de 6013m, pois esse vulcão é catalogado como tendo 5970m. Na bolívia já foram escritos vários livros como o guia do Alain Mesili e o livro de Willy Kenning, "6000+, The Thirteen 6000 meter Mountains of Bolivia". Todos desconsideram a altitude do Capurata. Lógico que o aparelho de GPS pode causar uma pequena variação de altitude, mas esse já é um importante registro para que no futuro a altitude do Capurata possa ser aferida com equipamentos de melhor precisão.
No cume do Capurata, Maximo encontrou pedaços de madeira deixado pelos Incas. Como é inverno nesta época do ano, estava tudo coberto pela neve, mas parece que há uma grande estrutura de madeira.
Essa conquista faz parte do seu projeto de escalar todas as montanhas de 6000m da Cordilheira dos Andes, agora ele contabiliza 55 conquistas de um total de mais ou menos 110 montanhas. As rotas de GPS de suas conquistas são publicadas no Wikiloc de forma gratuíta.
Nesta etapa de escalada na Bolívia, Maximo chegou ao cume do Guallatiri com 6081m (Chile), do Capurata 6013m (Bolivia/Chile) e do Acotango (Bolivia/Chile). Da lista dos 14 x 6000m bolivianos ainda faltam escalar 4 deles, o Uturunco, o Chaupi Orko, o Chachacomani e o Chearoko. Há registros de apenas duas pessoas que já completaram os 13 x 6000m mas ninguém ainda completou os 14.
O recorde total de montanhas de 6000m é do guia suíço Michel Siegenthaler que completou 60 cumes de 6000m em 2005. No entanto 3 de sua lista não são montanhas de 6000.
Maximo agora vai para o norte da Bolívia onde pretende escalar mais 5 montanhas e assim poderá quebrar o recorde e após isso tentará registrar o recorde no Guinness Book. |