Nova edição do guia Lonely Planet Argentina percorre as paisagens naturais do país e todas as suas possibilidades de turismo, das fazendas coloniais à vida noturna agitada de Córdoba e Buenos Aires
Dois anos depois do lançamento de Argentina em português, a Lonely Planet Brasil, publicada pela editora Globo Livros, traz uma nova edição do guia, com informações atualizadas sobre atrações e roteiros, além de páginas coloridas, mais imagens e mapas para complementar o planejamento das futuras viagens.
Além de detalhar cada região e as principais cidades do país, Argentina tem seções que detalham a literatura, a música e os costumes nacionais. Ao todo, são nove capítulos que cobrem destinos específicos, como a capital e seus emocionantes shows de tango e a misteriosa Patagônia. Há, ainda, um capítulo especial dedicado ao Uruguai, caso o viajante deseje esticar a viagem e aproveitar Punta del Este, Montevidéu ou a Colonia del Sacramento, janela uruguaia para o rio da Prata.
São mais de 600 páginas (e um mapa destacável de Buenos Aires) escritas por autores selecionados, que conhecem e exploram minuciosamente a Argentina, e com sugestões de diferentes itinerários: há dicas especiais para o viajante GLS e para famílias com crianças. Românticos podem seguir a rota dos vinhos de Medonza e degustar Malbecs e Torrones deliciosos. Esportistas podem se informar sobre as estações de esqui nas costas nevadas de Nahuel Huapi e sobre o Aconcágua. Quem gosta de História pode visitar redutos coloniais, como a Estancia Santa Catalina, vila jesuíta que é Patrimônio Mundial da Unesco, ou descobrir mais sobre Che Guevara.
Para aqueles que gostam de passeios em meio à natureza, há inúmeras atrações: no Parque Nacional Iguazú, na divisa com o Brasil, a queda d’água Garganta do Diabo é o grande chamariz; já no Parque Nacional Los Glaciares, a joia é o Glaciar Perito Moreno; no Parque Nacional Sierra de las Quijadas, as belas formações rochosas convidam o aventureiro a caminhar por trilhas sinuosas; e no Parque Nacional Tierra del Fuego, chega-se, quase literalmente, ao fim do mundo. Para completar o sonho dourado dos ecoturistas, La Ruta de los Siete Lagos, que pode ser feita de carro ou de bicicleta, leva a picos gelados e águas cristalinas deslumbrantes.
Já para quem prefere explorar cidades, o guia também traz diversas indicações. Córdoba tem história de dia, com a Iglesia Catedral, entre outros pontos de interesse, e agito à noite. Ushuaia, a cidade portuária localizada entre os Andes e o oceano, tem ótimos restaurantes. E, claro, o bairro portenho de San Telmo, com suas ruas de paralelepípedo e arquitetura colonial, representa o que há de mais charmoso em Buenos Aires. |