Edifícios reluzentes, belas praias e a vastidão do deserto são motivos mais que suficientes para ver de perto o lado mais resplandecente do Oriente Médio. As cidades de Dubai e Abu Dhabi ganharam um guia Lonely Planet só para elas, publicado agora no Brasil pela Globo Livros. Em 225 páginas, o leitor descobre como planejar a viagem e não perder nenhuma grande experiência.
Nesta última década, Dubai entrou para o imaginário mundial como um paraíso futurista e luxuoso. O chef britânico Jamie Oliver a escolheu para abrir lá um de seus restaurantes. Giorgio Armani também, mas para ser o lar do primeiro hotel desenhado e desenvolvido por ele. E os chiques e famosos adoram passear por aquelas bandas. Mas Dubai não se resume aos arranha-céus modernosos que Tom Cruise escala no filme Missão Impossível. No guia da Lonely Planet há dicas de onde ganhar uma dose de “realidade”, como ao caminhando pelas ruas de Dubai Creek, em Bur Dubai, com seus barcos de madeira e roupas multicoloridas.
Em Abu Dhabi, que aos poucos sai da sombra de sua luxuosa vizinha, a Mesquita Sheik Zayed bin Sultan al-Nahyan, a terceira maior do mundo, impressiona com os mais de mil pilares que sustentam oitenta cúpulas de mármore branco. Para quem prefere passeios com mais adrenalina, o Ferrari World Abu Dhabi diverte pais e filhos em igual medida.
Nos diversos mapas do guia, o visitante localiza hotéis, restaurantes, pontos turísticos e cenários ideais para a prática de esportes – de esqui (aquático e na neve) a mergulho, passando por surfe e sandboard, aventureiros encontrarão todo tipo de atividades.
A vida noturna também não fica atrás. Apesar da sobriedade pela qual é conhecido o Oriente Médio, os bares e restaurantes dos hotéis, principalmente, agitam-se em ritmo ocidental. Os de vista panorâmica, em especial os que ficam próximos à praia de Jumeirah, agradam a baladeiros de todo o mundo.
Para completar, em seu Guia de Sobrevivência, a publicação traz informações sobre os costumes locais, sobre como proceder durante o feriado sagrado do Ramadã, por exemplo, ou o que é recomendado às mulheres desacompanhadas vestirem ou fazerem. Há também sugestões de segurança e de como se deslocar de metrô, ônibus e táxis aquáticos, ou mesmo informações mais prosaicas, seja sobre dirigir ou sobre o funcionamento das tomadas naquelas paragens.
Por fim, há ainda uma seção com os melhores roteiros para todos os dias de sua estada, as boas excursões que podem ser feitas partindo de Dubai e até sugestões de atividades gratuitas. Com o guia, o viajante poderá aproveitar todas as grandiosidades que não faltam nesta parte do planeta. |