Resgate do Mar Sem Fim entra na reta final
Fonte: Folha de São Paulo
11 de fevereiro de 2013 - 11:28
 
comentários    
 
 

O barco brasileiro Mar sem Fim, que naufragou na Antártida em abril de 2012, foi finalmente retirado do fundo do mar e içado até a margem.

Desde o incidente, havia o temor de que os 8.000 litros de combustível pudessem vazar e causar danos ambientais - o que não aconteceu, segundo a Marinha.

O trabalho entra agora na reta final, que é o reboque do barco até a cidade chilena de Punta Arenas, onde será vendido como sucata.

A travessia dos mais de mil quilômetros, no entanto, traz um grande desafio: cruzar as temidas águas da passagem de Drake, uma região de mar agitado na qual as ondas passam de dez metros de altura.

Essa etapa depende das condições climáticas na região, que não andam favoráveis. Fortes ventos têm atrapalhado os planos de militares e cientistas, impedindo inclusive o pouso de aviões de carga brasileiros.

A embarcação de 30 metros de comprimento pertence ao jornalista João Lara Mesquita, ex-diretor da Rádio Eldorado, do Grupo Estado.

O acidente aconteceu quando Mesquita foi ao continente gelado gravar imagens para um documentário.

Ainda no início da jornada o barco naufragou em frente à base chilena Eduardo Frei, a 50 km da estação brasileira destruída por um incêndio em fevereiro de 2012.

Agora, Mesquita grava um documentário sobre o resgate da embarcação. O cinegrafista Alessandro Taques disse que houve uma grande cooperação para ajudar no resgate. "Os russos cederam um barco, a Marinha está dando um grande apoio."