O EcoSport chegou ao Brasil em 2003 e caiu muito bem no gosto dos brasileiros. Espaçoso, ágil e confortável, tornou-se líder no segmento de utilitários esportivos.
Passou por algumas mudanças desde então, que não alteraram tanto sua aparência, mas com o novo modelo a história é bem diferente.
Lançado simultaneamente no Brasil e na Índia, o veículo é o primeiro produto global One Ford, criado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford América do Sul, localizado em Camaçari, na Bahia, e em nada lembra seu antecessor.
A convite da Ford, fomos experimentar o novo EcoSport nas versões câmbio automático com seis velocidade e 4x4, que recebem respectivamente o nome de EcoSport Powershift e EcoSport 4WD.
As características desses novos modelos vêm sedimentar ainda mais a marca e com certeza chamará a atenção do nosso público amante de atividades outdoor e que também valorizam conforto e segurança na cidade.
Ford EcoSport Powershift x EcoSport 4WD
Saímos do Hotel Hilton, em São Paulo, num EcoSport Powershift com destino ao Hotel Fazenda Dona Carolina, em Itatiba, a 100 km da capital.
De cara, o novo design impressiona muito bem, pois é lindo, moderno e robusto. Por dentro, muito conforto, beleza e tecnologia de ponta.
No trânsito da Marginal Pinheiros e usando o câmbio automático, as marchas mudavam suavemente, sem trancos, como prometido. Na Rodovia Bandeirantes, onde aceleramos um pouco mais, o carro ficou ainda mais confortável, desenvolvendo mais velocidade com baixíssimo ruído externo. Além disso, ele é muito estável.
Essa versão tem mais um detalhe bem interessante: é o único utilitário esportivo 2.0 automático classificado com o padrão A de economia do Inmetro.
No Hotel Fazenda Dona Carolina, foi a vez de ver como o EcoSport 4WD - que tem câmbio manual - se comportaria num circuito de terra com muitas subidas íngremes, próprias para testar a tração nas quatro rodas. E ele me surpreendeu muito, pois enfrentou as dificuldades com mais tranquilidade do que eu, que em alguns trechos, achava que seria impossível. Mesmo em segunda marcha, ele subiu sem sobressaltos, deixando uma nuvem de poeira para trás.
Realmente o EcoSport 4WD é um ótimo carro que se sai muito bem na terra e é confortável e ágil para ser utilizado também na cidade.
No fim, fiquei me imaginando no novo EcoSport, em qualquer versão, percorrendo a Ruta 3 na Argentina, de Buenos Aires até Ushuaia, cercado por aquelas paisagens de tirar o fôlego. Nada mal, não?
Depois de ler essa nossa avaliação, qual versão você acha que é mais indicada para o nosso público outdoor? |