O norte-americano Jordan Romero, de 15 anos, completou no sábado (24) a façanha de se tornar o mais jovem alpinista a conquistar os sete picos de todos os continentes do mundo. Um ano e meio após escalar o monte Everest, com 8.848 metros, o adolescente chegou ao cume do monte Vinson Massif, o mais alto da Antártida.
Ao chegar ao cume, o californiano ligou para a mãe Leigh Ann Drake. Atualmente, ele conta em seu time com a ajuda de seu pai e de sua madrasta. O trio espera descer até o acampamento base ainda neste domingo.
A missão de Romero começou há seis anos. A primeira montanha que subiu foi o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com apenas 10 anos de idade. Ele completou a lista precedida pelos montes: Elbrus, na Rússia e Aconcágua, na Argentina, ambos em 2007; McKinley, nos Estados Unidos, em 2008; e a Pirâmide Carstensz, na Indonésia, em 2009.
Com o feito, ele bate o recorde estabelecido anteriormente pelo britânico George Atkinson, de apenas 16 anos, que completou os cumes em maio deste ano.
|