Imagine dirigir em uma estrada impecável, rodeado por algumas das paisagens mais impressionantes do planeta, e se deparar com um mirante suspenso a dezenas de metros de altura, que parece mergulhar na água. Pois essa experiência é possível em Aurland, na Noruega, onde uma imensa estrutura de madeira construída em um local absolutamente remoto se tornou parada obrigatória para os viajantes locais.
O belvedere de Aurland foi desenhado por Todd Saunders e Tommie Wilhelmsen, dois dos vencedores de um concurso de arquitetura realizado pelo governo norueguês.
O programa definiu a construção de uma série de mirantes ao longo de rodovias, para promover a visitação aos fiordes que marcam a paisagem do país.
Chamado Nasjonale Turistveger (Rotas Turísticas Nacionais), o projeto inclui, além de mirantes, hotéis e restaurantes. “A arquitetura arrojada instalada em um cenário natural magnífico dá à atração seu caráter especial”, diz o site oficial do programa. Iniciada em 2005, a construção das rotas conta com seis trechos finalizados. Serão 18 até 2020.
|