+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Maior parque natural do Rio de Janeiro é fechado
O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis vai passar por manutenção
 
Publicado em 24/01/2011 - 18h16 - Fonte: JB
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
 

Criado há menos de cinco meses, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, considerado o maior do Rio de Janeiro e uma das mais belas vistas da região da serra fluminense, foi fechado para manutenção nesta segunda-feira. Segundo o administrador, o fiscal da Secretaria do Meio Ambiente Paulo Sergio Bandeira, uma rachadura na Pedra da Tartaruga, um dos maiores cartões postais da cidade, será monitorada durante 15 dias.

A prefeitura informou que a Secretaria de Turismo considera todos os pontos turísticos da cidade preservados e disse que o parque não é considerado atração turística por estar vinculado à Secretaria de Defesa Civil e do Meio Ambiente.

As estradas que levam para o acesso à Pedra do Camelo e a Pedra da Tartaruga ficaram inacessíveis por mais de uma semana após as chuvas dos dias 11 e 12 de janeiro, mas o acesso acabou reaberto e funcionários puderam começar a trabalhar na recuperação dos passeios nesta manhã. Ainda de acordo com o administrador do parque, ao menos duas encostas cederam no lugar sobre os acessos a pedestres, ideiais para a prática de trekking. "Haverá a avaliação de um geólogo para determinar o que precisa ser feito no local", disse Bandeira. As opiniões sobre se a fenda foi ocasionada pela força da água se dividem.

O administrador afirma que a rachadura é mais antiga, mas pessoas que trabalham no local disseram que foi a chuva que ocasionou a falha. O Terra teve acesso ao parque e constatou que há indicação da interdição nas trilhas para reflorestamento, mas nenhuma orientação foi dada na portaria sobre o risco da prática da caminhada no lugar. Um funcionário do parque, que não se identificou para não sofrer represálias, afirmou que, se constatado o risco de desabamento da rocha, que pesa centenas de toneladas, pode ser necessária a demolição do monumento natural. Um sítio estaria na rota da pedra. "Temos atualmente 8 cm de inclinação, se ela começar a ceder mais poderá ter de ser implodida", afirmou.

A Cascata do Imbuí é outra beleza natural com os acessos interditados devido a desbarrancamentos. Temendo os prejuízos ao setor de turismo e ao comércio, o discurso oficial da prefeitura é de que Teresópolis está pronta para voltar a receber turistas por ter mantido o centro urbano preservado pelas enxurradas e desabamentos.

A Secretaria de Turismo afirmou que apenas dois hotéis tiveram os acessos danificados e que 26% das pousadas fecharam as portas após a tragédia. Chuvas na região serrana As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.