Um baleeiro japonês colidiu contra uma embarcação de ecologistas durante um protesto na Antártida. A embarcação afundou. O incidente aconteceu na quarta-feira (6). Os tripulantes da embarcação foram resgatados com vida.
A organização ecologista Sea Sepherd, que todo ano realiza ações de protesto contra a caça às baleias, e o baleeiro japonês se acusaram mutuamente por haver provocado o acidente.
Jeff Hansen, diretor da Sea Sepherd na Austrália, disse que o barco dos ecologistas, o Ady Gill, parou na frente do baleeiro esperando que ele se desviasse.
Segundo os ecologistas, o baleeiro Shonan Maru 2 avançou, colidindo e arrancando a proa do Ady Gill, que veio a afundar depois. A tripulação foi salva pelo Bob Barker, outro barco da Sea Sepherd.
Já o Instituto Japonês de Investigação de Cetáceos disse que uma de suas embarcações foi atacada por tripulantes do Ady Gill, que jogaram uma corda para tentar imobilizar o timão e as hélices do baleeiro. Eles teriam chegado ao timão lançando uma bomba de ácido.
Um vídeo apresentado pelo instituto japonês mostra os ecologistas a bordo do Ady Gill com cordas e uma rede. O baleeiro dá tiros com canhão de água. Logo depois o baleeiro bate na embarcação, arrancando sua proa. Não é possível saber quem atacou primeiro.
A Comissão Internacional Baleeira condena a atividade dos baleeiros japoneses, mas Tokyo se omite e exige o fim da proibição à caça em pequena escala de cetáceos. |