Um navio quebra-gelo russo levando aproximadamente 100 turistas e pesquisadores em busca de pinguins imperadores, na Antártida, que está preso no mar congelado, conseguiu avançar e deve chegar ao mar aberto em breve, informou uma porta-voz da proprietária da embarcação nesta quarta-feira.
O Capitão Khlebnikov luta para se livrar de uma grande camada de gelo perto da ilha Snow Hill, no Mar de Weddell. Ele deveria ter retornado a Ushuaia, na Argentina, há dois dias, mas agora isso deve ocorrer no fim de semana, pelo menos. Funcionários já disseram que não há nenhum risco para as pessoas a bordo. Elas estavam aproveitando a demora para realizar passeios de helicópteros pela área.
A ilha Snow Hill fica no leste da Península Antártica, abaixo da América do Sul. Uma porta-voz da Fareastern Shipping, empresa proprietária do navio, disse que a embarcação rompeu 5,5 quilômetros de gelo desde a terça-feira. Agora, estava a menos de 1 quilômetro do mar aberto. A funcionária concedeu entrevista à agência russa Itar-Tass.
O que você acha do turismo antártico?
Participe, dê a sua opinião abaixo.
|