Moeses Fiamoncini é o primeiro brasileiro a escalar o Broad Peak, no Paquistão. O montanhista brasileiro chegou hoje, dia 20 de julho de 2022, no cume do Broad Peak, montanha de 8.051 metros, localizada na remota cordilheira de Karakoran, no Paquistão.
Fiamoncini escalou sem uso de oxigênio suplementar, solo e sem apoio de carregadores, algo que demanda um enorme esforço físico e psicológico e grande habilidade técnica.
O atleta deixou o campo 3, localizado há 7.000 metros, as 20h30min e chegou ao cume as 5h30min, no horário local. (19 de julho no Brasil, 21h30min).
Essa é a quinta montanha dessa categoria conquistada por Fiamoncini, que tem o objetivo de escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros do mundo, feito ainda não realizado por nenhum brasileiro.
O montanhista vinha relatando que este ano as condições no Broad Peak estavam extremamente complicadas.
As fortes ondas de calor que tem atingido todo o hemisfério norte, aumentaram o derretimento do gelo nas montanhas, o que vem tornando o desmoronamento de rochas e placas de gelo uma constante, fazendo das subidas verdadeiras roletas russas.
Fiamoncini se encontra em processo de descida e de acordo com seu tracker, já deixou para trás o campo 3, o que pode ser uma indicação de que descerá direto ao campo base.
|