A National Geographic Society anunciou nesta quarta-feira (9) a venda de suas operações nos meios de comunicação, incluindo seus icônicos canais de televisão a cabo e também o setor gráfico, a um empreendimento conjunto liderado pela 21st Century Fox.
A Fox, o conglomerado de meios de comunicação criado pelo magnata Rupert Murdoch, pagará US$ 725 milhões por uma participação de 73% na nova entidade chamada Partners National Geographic, enquanto a organização sem fins lucrativos com sede em Washington ficará com os 27% restantes.
O acordo permitirá à organização fundada em 1888 aumentar seus fundos a cerca de US$ 1 bilhão e ampliar seu trabalho no campo da ciência, da pesquisa e da educação, segundo um comunicado.
A nova estrutura estenderá uma associação de 18 anos com a empresa para operar os canais National Geographic, e incluirá todos os produtos digitais, sobre viagens, livros, mapas e licenças operacionais do grupo.
Declan Moore, um veterano da organização há 20 anos, será o diretor-executivo da National Geographic Partners.
A associação operará "com uma estrutura de governo compartilhado e a igualdade de representação no conselho de administração", segundo o comunicado.
O presidente da junta se alternará todos os anos, com o atual titular da Sociedade Gary Knell atuando em primeiro lugar. |