Extremos
 
NOTÍCIA ESCALADA
 
Dawn Wall: Escalando o El Capitan em estilo livre
 
da Redação: Elias Luiz
publicado: 7 de janeiro de 2015 - 13:50
atualizado: 15.01.2015 - 12:10
 
Clique na imagem e gire-a para todos os lados. Foto esférica de Tommy Caldwell durante a escalada da via Dawn Wall.
 

15.01.2015 - 12:10

Vídeo

Para quem não acompanhou ao vivo a transmissão da NBC aqui no Extremos, segue uma matéria final da escalada.

 
 

Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson depois de completar os 19 dias escalada livre dos 900 metros da via Dan Wall
 

15.01.2015 - 06:38

Entrevista

Minutos depois de chegar ao topo do El Capitan, após os abraços e a comemoração, os escaladores Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson falaram exclusivamente com John Branch do The New York Times.

NY Times: Vocês tem a noção de que uma grande parte do mundo estava assistindo esta escalada? Vocês acabaram de ouvir que o presidente Obama quer recebê-los?

Tommy Caldwell: Eu tive uma pequena sensação disso. Infelizmente, há uma semana eu deixei cair meu iPhone. Mas eu via todos os carros no prado, e às 4 da manhã todos os dias, tinha algumas luzes acessas lá em baixo. Nós conseguimos perceber apenas um pouco do que estava repercurtindo a nossa escalada.

NY Times: O que vocês esperam após a conclusão deste projeto?

CALDWELL: Eu adoraria que isso ajudasse a abrir a mente das pessoas para o nosso esporte, a escalada, e perceberem o quanto isso é maravilhoso. Eu acho que a concepção que a maioria do público tem é que nós somos caçadores de emoções, em busca de uma descarga de adrenalina. Nós não somos tudo isso. Trata-se de aproveitar a vida nesses lugares bonitos e criando esses projetos incríveis de escalada com amigos e familiares. É realmente um estilo de vida. É muito saudável, e muito empolgante, ainda mais tendo ótimas pessoas a sua volta.

JORGESON: Gostaria que tudo isso ecoasse a todos. Espero que isso inspire as pessoas a encontrar o seu próprio Dawn Wall. Trabalhamos neste projeto há muitos anos, com paciência e segurança. Eu acho que todo mundo tem em segredo o seu próprio Dawn Wall para completar um dia, e talvez eles possam colocar esse projeto em seu próprio contexto de vida.

NY Times: O que isso diz sobre a perseverança? Muita gente não teria pensado em fazer isso, e muitos não teriam se mantido até o final.

JORGESON: Eu sou muito teimoso.

CALDWELL: Conversei sobre isso com o Kevin e ele disse: "Eu só não queria desistir." E quanto a mim, eu estava muito otimista.

NY Times: Quantas vezes na parede que você pensou que não iria conseguir finalizar o projeto?

CALDWELL: Eu estava muito bem, na verdade. No início eu estava voando alto. Essa parecia ser uma nova escalada em comparação as tentativas dos últimos sete anos. Mas foi muito difícil e você nunca sabe o que pode acontecer. Mas em nenhum momento me passou pela cabeça que não iríamos conseguir.

JORGESON: Você tenta não ficar muito tempo sobre as dúvidas, mas eu definitivamente tinha. Mas muitas vezes eu me sinto bem quando me encontro no papel de um escalador azarão e isso acaba gerando um pouco mais de pressão. Isso realmente me ajuda. Mesmo nesta manhã, no quarto e último arremesso, o método que Tommy estava usando para escalar não funcionava para mim, e eu não sabia se havia outro caminho. E eu não poderia abandonar tudo por causa de um 5.12 (grau de dificuldade daquele trecho). Eu tinha que encontrar o meu próprio caminho e acabei conseguindo.

NY Times: Quando o escalador Warren Harding chegou ao topo do Dawn Wall em 1970 e foi perguntado por que ele fez isso, ele respondeu: "Porque nós somos loucos!". E por que vocês fizeram isso?

CALDWELL: Eu gosto de sonhar grande, e gosto de encontrar maneiras de ser um pouco explorador. Hoje em dia parece que tudo é acolchoado e vem com etiquetas de advertências. Isso só acende um fogo dentro de mim, e isso é realmente uma maneira excitante de viver e de encontrar novos projetos. E é nisso que tenho me conduzido por muito tempo.

JORGESON: Eu queria ver o que eu era capaz de fazer, e este foi o maior e mais audacioso projeto que eu encarei e queria ir até o fim. Mas agora eu não sei qual será o próximo projeto.

 

Jorgeson removendo as fitas de suas mãos maltratadas. Foto: Max Whittaker
 

14.01.2015 - 21:40

Encadenaram

Depois de 19 dias, Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson finalizaram hoje, às 19h (21h no horário de Brasília) a via Dawn Wall no El Capitan, que contou com transmissão de vídeo ao vivo pelo Extremos. Obrigado a todos que acompanharam.

 

Tommy Caldwell, de verde e Kevin Jorgeson atualizando as mídias socias. Foto Corey Rich
 

07.01.2015 - 13:50

Dawn Wall
Dois americanos estão há uma semana tentando conseguir uma proeza: completar o que é considerada "a escalada em rocha mais difícil do mundo", sem usar cordas para subir.

Localizada no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, a pedra de El Capitan é o maior monólito de granito do mundo, ou seja, a maior estrutura geológica composta de uma rocha única feita de granito. Ela tem 910 metros de altura.

Vários escaladores já chegaram a seu topo, mas agora Kevin Jorgeson, de 30 anos, e Tommy Caldwell, de 36, tentam fazê-lo no estilo de escalada livre, em que não se usam cordas ou equipamentos para subir, apenas como segurança em caso de quedas. Eles já estão na metade do caminho.

Usando apenas as mãos e pés, eles já chegaram na metade do percurso. Kevin e Tommy comem e dormem em barracas suspensas na parede da rocha, e se mantêm conectados com o mundo pelas mídias sociais: de seus celulares, a dupla posta no Facebook e no Twitter regularmente, além de alimentar blogs. Eles também participaram de uma sessão de perguntas e respostas ao vivo.


Yoga e alongamento
Tommy e Kevin se preparam para a façanha por mais de um ano, e estão lá há mais de uma semana. Se tudo correr bem, atingirão o topo nesta sexta ou neste sábado, afirmou Josh Lowell, que tem documentado as escaladas dos rapazes nos últimos seis anos.

Mas isso no melhor cenário, já que eles podem levar muitos mais dias apenas para passar pela seção complicada onde estão agora. As condições climáticas também podem atrasar o percurso. “Eles estão indo muito bem”, diz Josh. “Estão descansando e tentando reunir energias para a parte final da escalada.”

A esposa de Tommy Caldwell, Becca, escreveu em um blog que ele tenta se alongar e fazer yoga no caminho. “Imagine ter sua melhor performance depois de ficar sem caminhar por uma semana”, afirmou ela.

Há 32 seções na rocha. Na noite de domingo, escalando no escuro, os dois completaram as três partes mais difíceis, o que foi considerado uma conquista.

A primeira pessoa que conseguiu escalar a rocha de El Capitan foi Warren Harding e o fez em 1958 pela via The Nose, em 47 dias. Existem mais de cem rotas até o topo. A rocha é conhecida por ser “tão lisa como o alabastro e tão íngreme como a parede de um quarto”.

 

A via Dawn Wall no El Capitan. Mapa: NG - Clay Wadman, Aldo Chiappe
 
 
 


recados