Quando comecei no montanhismo olhava para um daqueles locais de cartão postal e imaginava, como é possível subir ao cume dessa montanha? Depois encontrei no youtube um vídeo, não apenas com pessoas no cume mas, de imagens aéreas do alto desta montanha. Uma inspiração que nunca iria imaginar que seria possível mas, essa façanha que Deyvisson Bastos realizou me influenciou que seria possível.
Hoje o autor dessa façanha que me inspirou diz: “Eu criei um monstro!” rsrs
Assim começou um SONHO que hoje graças aos amigos Marcio Faria (Marcinho) e Max Rodrigues tive o prazer de realizar.
Localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Dedo de Deus (1692m) se destaca pelo seu formato único e beleza. Símbolo do Montanhismo Brasileiro, o Dedo de Deus é certamente a montanha mais conhecida da Serra dos Órgãos, e a escalada desta montanha é sem dúvida o grande marco o montanhismo brasileiro e ainda é um grande desafio, principalmente para quem está começando no mundo da escalada.
Para chegar até o cume do ícone do montanhismo, exige de uma boa programação para os aventureiros que se prezam e, levar equipamentos de filmagem e para pernoite demanda de uma logística ainda mais trabalhosa e graças a experiência dos meus amigos e uma boa logística a grande aventura, da caminhada a escalada se iniciou com a programação em apenas dois dias antes de nossa façanha com o ponta-pé de bate pronto de meu amigo:
– E aí Samuca "simbora" realizar teu sonho? - disse Marcinho.
– Só consigo neste fim de semana pois, tenho compromisso para os dois próximos. (eu achando que devido a data estar próxima, não seria possível)
– Então está fechado, sexta-feira a gente se manda.
– Verdade? (respondi com um frio da barriga foi intenso)
E assim foi a conversa para essa nossa empreitada. Saímos do Vale do Paraíba na sexta feira (06/05/2016) e chegamos ao restaurante na rodovia que fica nas proximidades da aventura no mesmo dia, pernoitamos no estacionamento e partimos bem cedo no sábado.
A aproximação tem início com a caminhada, íngreme, cansativa, em uma bela subida pela mata até chegar a base que contemplava os antigos cabos de aço. Após esse trecho inicia-se alguns lances de escalada e escalaminhada.
São quase 200 metros de via até o cume e na subida ao Dedo de Deus você encontrará lances em chaminés, diedros, aderência. O escalador enfrenta escaladas de IV grau, não só em agarras mas em aderência, diedros e chaminés. O trecho que achei mais impressionante foi o diedro da Maria Cebola pois, nesta parte tive a oportunidade de avistar a estrada e os carros centenas de metros abaixo.
Levamos 50 minutos de trilha e mais 7 horas até o cume de um dos locais mais impressionante que já estive na minha vida.
Quer saber se todo o esforço valeu a pena?
Assista o vídeo!
“O Fascínio que uma grande parede de pedra exerce sobre alguns homens parece inexplicável. Escalar significa quase sempre colocar a própria vida em risco. Não escalar pode fazer a vida perder o sentido.”
Eliseu Frechou - Terra de Gigantes
|
|
|
Dedo de Deus. |
|
No cume do Dedo de Deus. |
|
Curiosidade
O montanhismo no Brasil está intimamente ligado à conquista do Dedo de Deus por José Teixeira Guimarães e pelos irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro), todos teresopolitanos, em 9 de abril de 1912.
Em agradecimento ao término da 1ª Guerra Mundial, uma missa foi celebrada pelo reverendo padre Pio Otoni Júnior no dia 29 de junho de 1945, levando ao cume do Dedo, outros vinte e dois heróis.
O pico é um símbolo do estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do mesmo.
Curta
Conheça e CURTA a Fanpage:
facebook.com/DRONEDAMONTANHA
Aguardo comentários,
Samuel Oscar
Drone da Montanha |