Estimados Amigos,
Enquanto muita gente está na expectativa da Copa do Mundo da África do Sul, eu e o Irivan só pensamos nas montanhas do Paquistão, nem queremos saber de futebol.
A "Expedição10 Anos do Brasil no K2" começa no dia 5 de junho e só termina final de agosto, ou seja, vamos antes da Copa, e só voltamos depois. Se muita gente vai pular de alegria ou chorar de raiva, em razão do nosso sucesso ou vexame na Copa, só vamos saber depois. Francamente, para mim isso é um grande alívio!
Não é porque não gostamos de futebol, mas com certeza porque já teremos emoção mais do que suficiente ao enfrentar duas das maiores montanhas do mundo, o Hidden Peak (8.060m, a 11ª) e o Broad Peak (8.047m, a 12ª).
Estamos na maior correria, cuidando de uma série de detalhes necessários para os quase três meses de viagem. Eu já estou a boas semanas sem dormir direito, dividindo o precioso tempo com a realização de palestras e treinamentos.
Maio foi um mês muito bom, realizei um total de onze palestras, o que nos garantiu cobrir praticamente todas as despesas que teremos com a expedição, já que estamos indo sem nenhum tipo de patrocínio. Quero, como sempre, deixar aqui o meu sincero agradecimento a todas as empresas que me contrataram para as palestras, elas estão nos ajudando a continuar elevando o Brasil às alturas!!!
Daqui do Brasil somos apenas eu e o Irivan, mas no total somos em 8 pessoas (Hernan Wilke da Argentina e sua esposa Monica da Colômbia + Lucho e Maria da Colômbia + Duncaj e Rodrigo da Guatemala), estamos dividindo os custos para que seja viável a expedição. Nós brasileiros vamos enfrentar o Hidden Peak e o Broad Peak, os nossos amigos latinos vão encarar o Hidden Peak com a gente, e depois enfrentarão o Gasherbrum II (8.035m). Lembro que eu já enfrentei o Hidden Peak (também chamado de Gasherbrum I) em 1999, quando cheguei até os seus 7.100m de altitude – o Gasherbrum II enfrentei na mesma oportunidade até o seu topo.
Todo o grupo vai se reunir no dia 14 de junho em Islamabad, capital do Paquistão. Antes eu e o Irivan vamos passar uma semana na Itália, treinando na região do Monte Rosa (4.634m), onde também aproveitaremos para comprar os equipamentos e comidas necessárias para os acampamentos superiores.
Espero que todos fiquem ligados no meu site, onde as novidades estarão sendo divulgadas via satélite a cada semana. Também vale a pena ler ou reler o meu livro "Um sonho chamado K2" (Editora Record), pois a escalada do K2 foi a mais marcante da minha vida e só lá nas entrelinhas deste belo livro que você vai conseguir entender o quanto foi grandiosa essa experiência.
Mesmo que o mundo todo esteja ligado na bola que vai estar rolando na África do Sul, esperamos contar com a sua torcida. Seremos apenas dois, mas com o coração verde e amarelo batendo de emoção em cada metro superado, pois sabemos que a Bandeira que levamos no peito é de todos NÓS!
Um grande e sincero abraço,
Waldemar Niclevicz |