O documentário “Whiteout” (URCA Filmes / Bambalaio Filmes) sagrou-se vencedor do prêmio de Melhor Filme Nacional do “V Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit” pelo voto popular. O filme (25’), dirigido pelo jornalista e fotógrafo Rafael Duarte (Bambalaio Filmes), do Rio de Janeiro, conta a história da busca de um sonho e do segredo da montanha. O festival, associado brasileiro do Telluride Mountainfilm (EUA), que foi realizado no Rio e São Paulo, é considerado maior festival de cinema ao ar-livre do Brasil. Com produção executiva de Leonardo Edde (URCA Filmes), o filme tem trilha sonora assinada por André Moraes e conta com músicas das bandas Little Joy, Panamérica e Baleia.
Assista ao trailer: https://vimeo.com/135602686
As filmagens foram feitas durante uma expedição da Miramundos na primeira grande escalada da vida do diretor, onde resolveu subir o Mont-Blanc (4.810m), na França, na instável temporada de 2013 com sua câmera para documentar a jornada e tentar entender a relação entre homem e o montanhismo, e o amor pela natureza que está por trás deste tipo de desafio.
Além do Rocky Spirit, o Whiteout também foi selecionado por outros cinco festivais internacionais. São eles o Skyway Film Festival (EUA), Reedy Reels (EUA), Horsky Film Festival (Eslováquia), Visioni Corte (Itália) e Roma Cinema DOC (Itália). O grande público poderá assistir o filme ainda neste segundo semestre pela TV, no Canal OFF, em datas a serem divulgadas pela produção em breve.
A história levanta questões importantes deste tipo de aventura através de um processo íntimo de descoberta. Alguns elementos desmistificam a imagem que se cria de super-atletas que praticam este esporte, a partir de um ponto de vista de uma pessoa comum que vive intensamente esta experiência num ambiente maravilhoso e hostil, ao mesmo tempo. Com imagens exuberantes e narrativa poética, o documentário explora algumas lições que este tipo de experiência pode proporcionar a um qualquer ser humano que sonha em viver este tipo de aventura. Mostra que montanhismo não significa ir mais alto, mas ir além.
Obrigado!
Rafael Duarte
|