Documentário brasileiro mergulha no mundo do alpinismo a partir da experiência de uma “pessoa comum” numa aventura extrema no Mont-Blanc, na França.
“Whiteout” (URCA Filmes/Bambalaio Filmes), é um documentário que conta a história da busca de um sonho e descoberta do segredo da montanha. Trata-se de uma viagem pelo interior da mente do jornalista e fotógrafo brasileiro Rafael Duarte (da equipe de expedições Miramundos), durante a primeira grande escalada de sua vida, onde foi tentar entender a relação entre homem e montanha, e o amor pela natureza que está por trás deste tipo de desafio.
O filme (25’) se passa na perigosa temporada de 2013 no Mont-Blanc (4.810m), na França, e revela as questões importantes deste tipo de aventura através de um processo íntimo de descoberta. Alguns elementos desmistificam a imagem que se cria de super-atletas que praticam este esporte, a partir de um ponto de vista de uma pessoa comum que vive intensamente esta experiência num ambiente maravilhoso e hostil, ao mesmo tempo.
Com imagens exuberantes e narrativa poética, o documentário explora algumas lições que este tipo de experiência pode proporcionar a um qualquer ser humano que sonha em viver este tipo de aventura. Mostra que montanhismo não significa ir mais alto, mas ir além.
Com produção executiva de Leonardo Edde (URCA Filmes) e direção de Rafael Duarte (Bambalaio Filmes), o filme foi selecionado para a mostra internacional de cinema Skyway Film Festival, nos Estados Unidos, onde será lançado em junho de 2015. A trilha sonora é assinada por André Moraes e conta com músicas das bandas Little Joy, Panamérica e Baleia.
|
|
|
Cena do curta "Whiteout". |
|
O cartaz oficial do curta Whiteout. |
|
Ficha Técnica
Direção e Roteiro:
Rafael Duarte
Produção Executiva:
Leonardo Edde
Coordenação de Produção: Claudia Vilarinho
Montagem:
Thomaz Tarré e Leonardo Edde
Cinematografia:
Rafael Duarte
Assistente de Edição:
Vitor Moura
Motion Designer:
João Daflon
Trilha Sonora:
André Moraes
Edição de Som: Francisco Slade
Câmeras Adicionais:
Sylvain Milet e
François Delas
Espero que gostem!
Rafael Duarte
|