Seis meses atrás, numa bicicletaria de Floripa, depois de uma reunião sobre manutenção de trilhas com um grupo de ciclistas locais, Normando Pereira pediu a palavra. Não tenho a certeza se o alto consumo das cervejas artesanais da loja influenciou o tom emocional de sua declaração, mas o fato é que a partir de então eu estava determinado a ter uma FatBike.
Normando é uma figura conhecida na cena MTB brasileiro, ex-campeão brasileiro de Down Hill, ele decidiu comprar uma dessas novas bicicletas exóticas com pneus 4.6'' a cerca de um ano atrás. Não por acaso, ele vive ao lado do Parque Municipal das Dunas da Joaquina*.
Floripa é uma ilha com 42 praias, paraíso do surf no sul do Brasil. Entre suas áreas de preservação há nada menos do que 7 campos de dunas. O principal deles é o da Joaquina, com o famoso Waimea - uma duna de 60 metros de altura, apelidado pelos sandboarders locais, em referência à famosa baía de ondas gigantes do Havaí. A qualidade das dunas, o clima úmido da mata atlântica e a incrível paisagem da ilha fazem de Floripa um local especial para as FatBikes.
Hoje já somos 12 fatbikers na região, todos influenciados pelo relato de Normando sobre a sensação única de dropar e explorar as dunas de Floripa.
Subindo e descendo colinas de areia, desviando de lagos formados pela chuva, curtindo os pequenos vales como se fossem os bowls de concreto dos skatistas. Praias com mais de 9 km de extensão, como o Campeche, são agora travessias possíveis na busca de novas trilhas.
As FatBikes ainda são raras e exóticas no Brasil. É impossível pedalar em qualquer lugar sem chamar a atenção, especialmente nas praias em alta temporada. Mas é no meio das dunas, onde quase ninguém se aventura, que as FatBikes tem o seu playground favorito.
|
|
FatBike nas Dunas de Floripa. Foto: Jonatha Jünge |
|
Num final de semana qualquer, bastou uma chamada de última hora para amigo e videomaker Daniel RootRider e agora nós podemos compartilhar um pouco dessa nova experiência de MTB, aproveitem! (vídeo)
Para ajudar a organizar a crescente cena das Fatty no país, acabamos de criar o FatBikeBrasil.com. Há ainda muitos lugares inexplorados de bicicleta no Brasil, e acredito que este seja o equipamento certo para percorrer estas trilhas nunca antes pedaladas.
O vídeo Sand'n'Fatty foi produzido por RootRider TV e Caminhos do Sertão Cicloturismo, com imagens de drones aéreos por Nataniel Giacomozzi.
Os fatbikers no vídeo são: Normando Pereira, Jonatha Junge, Alexandre Schulter, Rafael Waltrick, Beto Fonseca, Anderson Dias e Nataniel Giacomozzi.
Um agradecimento especial a Douglas Speck da BikeSpeck, amigo e pioneiro da FatBike no Brasil.
* É importante mencionar que uma vez que é uma nova atividade, o uso de FatBikes dentro deste parque ainda não foi regulamentado. O grupo local de ciclistas está em contato com as autoridades locais para tentar definir as regras e permitir o uso responsável dos parques pelas bicicletas.
Jonatha Jünge
Caminhos do Sertão |