Recebi a feliz notícia que minha mãe viria passar uns dias no Equador. Junto viriam mais duas tias, isso era um grupo e um projeto a ser realizado!
Depois de planejar, conferir hotéis, passeios e passagens, quebrar a cabeça com os poucos dias que elas teriam para conhecer esse país, finalmente nos encontramos no aeroporto de Quito. Estranharam o fato de que apesar de estarmos perto da linha do equador fazer frio. Quito é a segunda capital mais alta com 2850 metros de altitude atrás somente de La Paz.
O centro histórico de Quito é impressionante assim como a imponente Basílica. Rafael Correa deixa as portas do Palácio presidencial abertas para visitas, apesar do golpe ocorrido há pouco tempo. Ainda na cidade o Museu do Banco Central possui um bom histórico e o Panecillo uma boa vista da cidade. Se não estiver satisfeito, o teleférico que leva aos 4000 metros de altura. A Mitad del Mundo fica a pouco menos de uma hora do centro. Um monumento marca a latitude zero com alguns minimuseus ao seu redor, mas o sítio mais interessante é o Museu Inty-Nan que fica ao lado. Possui experimentos explicando as propriedades da localidade como por exemplo fazer a água fluir em uma pia comum no sentido horário no hemisfério sul, sem rotação sobre o equador e sentido anti-horário no hemisfério norte.
A Avenida dos Vulcões é como é conhecida o trecho da rodovia Panamericana ao sul de Quito que se pode avistar diversos vulcões como Cotopaxi, Illinizas Norte e Sul e o grande Chimborazo.
Baños é um dos maiores centros turísticos do Equador. Aos pés do vulcão Tungurahua e a cerca de três horas de Quito essa pequena cidade oferece piscinas com águas termais, cachoeiras e passeios a vilas indígenas na zona verde determinada como Oriente. Uma dica é conhecer a rota das cachoeiras de bicicleta e retornar de ônibus. No meio do caminho é possível deslizar sobre cabos em tarabitas ou tirolesas.
Guayaquil é a maior cidade do Equador e economicamente também mais importante. O Malecón é um projeto recente que renovou a avenida beira-mar. Nos três quilômetros de extensão há restaurantes, lojas, cinema, exposição de quadros e seus artistas, parque de diversões, dinossauros e na parte central a estátua de Simão Bolívar e San Martin em um aperto de mãos.
Depois de expressos quatro dias, pegamos o avião para o paraíso que encantou Charles Darwin. Mas esse exige uma matéria exclusiva... |