Um país desconhecido por muitos apesar de estar cercado por famosos. A oeste temos a Tailândia, a leste o Vietnã, ao norte a China e ao sul o Camboja. Laos e um paraíso para relaxar e conhecer esse povo que apesar de possuir tão pouco, tem muito a oferecer.
O turismo se encontra em pleno desenvolvimento. As grandes cidades, que não são tão grandes, como Vientiane e Luang Prabang ficam as margens do Rio Mekong. Os rios dão um charme especial as cidades, especialmente ao pôr do sol. Em restaurantes e pousadas não é difícil encontrar livros e dicionários de Inglês pelos cantos. Há night markets para quem quer gastar os milhares de kips equivalente a poucos dólares. Para curtir a natureza há montanhas de limestone, rios e cachoeiras. Lugares como Nong Khiaw, Muang Ngoi, Delta do Mekong, Vang Vieng podem ser explorados a pé, de bicicleta, caiaque, boias de câmara de pneu...
Acerca das cidades e possível conhecer vilarejos típicos das diversas etnias, com possibilidade de pernoite. A maioria ainda vive com o que a natureza lhes oferece. As casas são feitas de bamboo, os telhados de palha. Há plantações de arroz, galinhas e porcos em todos os cantos, mas alguns só têm arroz para comer. Os que moram ao longo dos rios conseguem complementar com algas e peixes. Mesmo com pouco dinheiro, as pessoas não param de sorrir e as crianças de brincar. Parece ser uma maneira mais leve de levar a vida.
|