No dia 5 de abril, em Courmayeur, na Itália, o júri presidido por Stephen Venables, e composto por Silvo Karo, Katsutaka Yokoyama e Gerlinde Kaltenbrunner, premiaram todos as seis ascensões nomeadas com o prêmio "Piolets d'Or". Eles também reconheceram que Hayden Kennedy e Jason Kruk, fizeram por meios justos a ascensão da Via do Compressor no Cerro Torre, e também David Lama e Peter Ortner pela primeira ascensão em livre da linha. Kurt Diemberger foi presenteado com um prêmio Lifetime Achievement.
O ano de 2012 foi excepcional para escaladas inovadoras. O júri se esforçou para reduzir essa lista para apenas seis, conforme foi divulgado no comunicado de imprensa do Piolets d'Or. "...na luz do alto nível das seis escaladas, o júri decidiu atribuir par cada uma das escaladas nomeadas, um Piolet d'Or".
O fato de todos os indicados ganharem o prêmio este ano, demonstra uma nova abordagem na qual procura se alinhar o Piolets d'Or nos últimos anos, sobre a natureza não-competitiva da escalada. Em 2007, Marko Prezelj rejeitou o prêmio, em parte, por causa da rivalidade que ele acreditava que os prêmios Piolet d'Or e outros inerentemente encorajavam.
"...o espírito competitivo criado e alimentado pelos organizadores do evento... jogava os alpinistas nomeados em uma arena onde vencedor e perdedor são julgados", escreveu Prezelj em seu editorial da revista online Alpinist.com sobre o fato. "Se a idéia romântica do Piolet d'Or irá sobreviver no futuro, deve evoluir para um simples encontro, onde escaladores possam trocar idéias e compartilhar seus sonhos, ilusões e realidades."
Nesse mesmo ano, Steve House também pediu um novo exame do prêmio proposto, mas enquanto ele se opôs mais especificamente para a constituição do júri e sua definição de "melhor escalada", ele ainda apoiou o reconhecimento de uma ascensão única. Ele afirmou em uma carta aberta ao público, "eu acredito que deveria haver apenas um prêmio para a melhor subida do ano... A melhor maneira de fazer isso sem sentido, é dividi-lo em tantas peças quanto possível."
As organizações fundadoras do Piolet d'Or - Montagnes Magazine (publicado pela Edições Niveales) e Groupe de Haute Montagne, abriram um debate público para redefinir o espírito do prêmio. Eles produziram uma nova carta, mas muitos ainda discordam com o reconhecimento de um só ganhar o prêmio a cada ano. A cerimônia décimo sétimo Piolet d'Or foi cancelada, quando o júri decidiu iniciar um novo processo de seleção dos candidatos e vencedores, e o processo não pôde ser concluído em tempo hábil para 2008. O júri de 2009 do recém pluralizado Piolet d'Or premiou várias escaladas pela primeira vez na história. Desde então, a cada ano, a cerimônia teve múltiplos vencedores.
Este ano, a decisão de conceder a todas as equipes das seis escaladas nomeadas, atraiu opiniões diferentes, principalmente dentro da comissão organizadora. Manu Rivaud, da revista especializada Montagne Magazine, demitiu-se da comissão de 8 abril, afirmando suas objeções em um artigo a respeito no site da Montagne Magazine. Mais recentemente, a editora Niveales, deixou a organização. (Por outras razões, o Editor-Chefe da Vertical Magazine, Claude Gardien, rompeu laços com o Piolets d'Or em 4 de março.) O Groupe de Haute Montagne vai realizar uma reunião nos próximos dias para "rever o evento e estabelecer uma base para o futuro do evento Piolets d'Or".
Veja os vídeos dos seis premiados no Piolets d'Or 2013
Kyashar - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62713582
Muztagh Tower - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62740614
Baintha Brakk - The Ogre - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62704963#at=0
Mazeno Ridge Nanga Parbat - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62718102
Kamet - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62708330#at=0
Shiva - Piolets d'Or 2013
https://vimeo.com/62741719
Abraços,
Beto Joly
www.imontanha.com
|