|
|
Cartaz de chamada para últimos dias de inscrições para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo |
|
|
|
Entre os dias 23 de abril a 1ª de maio vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro, a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo (SBM), o maior evento já organizado no Montanhismo Brasileiro.
Por meio de uma série de atividades no Bairro da Urca, a semana tem como principal objetivo honrar o compromisso com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente, além de promover a organização do futuro do montanhismo e da escalada no Brasil, e pretende reunir a comunidade de montanhistas e admiradores do esporte em geral, e contará com um Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada, a Abertura da Temporada de Montanhismo, exposição de fotos, cinema na praça e outros importantes acontecimentos.
A 1ª Semana Brasileira de Montanhismo vai também comemorar os 100 anos da atividade no país, tendo como marco simbólico a conquista do pico Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), em 1912.
Porque participar?
Vários assuntos importantes que tanto afetam a atividade de montanhismo e escalada, e que afetam também as montanhas serão tratados na Semana, como por exemplo o sério problema de acesso às áreas de montanha.
Nos últimos anos, uma série de ações que tem ocorrido em várias instâncias podem comprometer a cultura do montanhismo tradicional e a própria existência da escalada como a conhecemos no Brasil. Como por exemplo, diversas áreas de montanhismo estão fechadas ou apresentam restrições de acesso, como a Pedra Azul (Espírito Santo), o Parque do Poeta (Paraíba) e o Caraça (Minas Gerais).
Projetos de lei circulam em diversos estados do Brasil. Se aprovados, eles podem obrigar os montanhistas a obterem autorização com os bombeiros para a prática esportiva, e trazem de volta a ameaça do guia obrigatório (no Paraná, este projeto já é lei!).
O conhecimento tradicional do montanhismo tem sido apropriado por instituições estranhas ao meio, como a ABNT, para impor e ditar normas e práticas de montanhismo. Ainda existem Unidades de Conservação no Brasil onde é proibida a prática da escalada.
Apoiar e participar da SBM significa antes de mais nada agir em seu próprio favor, pois a participação do maior número possível de pessoas contribuirá para demonstrar que existe organização e representação do esporte para o poder público e para a sociedade, facilitando trâmites e negociações tão necessárias para manter e liberar áreas fechadas para a prática do montanhismo como atividade livre, sem obrigatoriedade de contratação de guias e sem necessidade de autorizações especiais para uma simples ascensão em montanha.
Como participar?
A maneira mais fácil de participar ou apoiar a SBM é realizando sua inscrição no site www.semanademontanhismo.com.br.
A inscrição dará direito de participar de diversar atividades como por exemplo o II Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada, Palestras de Atletas (inclusive nomes internacionais da escalada), Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva de Competição – Etapa Boulder, entre outros.
Mesmo que você não participe das discussões e debates do congresso e cursos, colabore financeiramente para que esses aconteçam e garantam que o acesso às áreas de escalada e montanhismo permaneçam abertos.
O apoio permitirá a realização de todos os eventos da SBM, inclusive os gratuitos, como o Cine na Praça e a Abertura da Temporada de Montanhismo - ATM. Sem esse apoio financeiro, a SBM terá que ser redimensionada e eventos terão que ser cortados.
Ajude a construir uma atividade responsável e a promover a conservação das montanhas. Este evento, com sua ajuda, poderá se tornar o maior e mais importante evento do montanhismo brasileiro, e pode mudar o cenário atual, trazendo melhorias e perspectivas de futuro para o esporte.
Apoie a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo e demonstre a sua paixão pelas montanhas!
Acesse www.semanademontanhismo.com.br para saber de todas as formas de apoio possíveis.
Eu já me inscrevi, e você? Não deixe para depois faça já sua inscrição ou contribuição!
Beto Joly
www.imontanha.com
|