+  BIOGRAFIAS
Compartilhe
 
Ernest Henry Shackleton
A corrida pela conquista do Pólo Sul
 
Publicado em 25/08/2009 - 00h20 - da Redação
Fonte: Wikipedia1
 
 
 
  O CAPITÃO: Ernest Henry Shackleton
Foto: Frank Hurley
   
 
  O FOTÓGRAFO: O fotógrafo da expedição Frank Hurley, registrou as mais lindas e impressionantes imagens do início do século 20, e até hoje é considereado um dos melhores fotografos de aventura do mundo. Seu trabalho demostra a importacia da documentação de um expedição.
Foto: Frank Hurley
   
 
  PRESO: O Endurance preso no mar congelado.
Foto: Frank Hurley
   
 
  OS DESTROÇOS: Os membros da tripulação tentaram desesperadamente para limpar o gelo com machados, mas o navio acabou sendo espremido pelo mar cogelado e não resistiu a pressão e acabou em destroços.
Foto: Frank Hurley
   
 
  EPITÁFIO: O Túmulo de Shackleton, perto da antiga base baleeira de Grytviken, na Geórgia do Sul é freqüentemente visitado por turistas de cruzeiros e navegadores aventureiros que se inspiraram em suas façanhas.
Foto: Divulgação
   
 
 
Publicidade
   

Ernest Henry Shackleton

Sir Ernest Henry Shackleton, CVO, OBE, Kt, (15 de Fevereiro de 1874 – 5 de Janeiro, 1922), foi um explorador anglo-irlandês, o qual foi uma das principais figuras no período conhecido como Era Heróica da Exploração Antártica. Sua primeira experiência nas regiões polares foi como terceiro oficial da Expedição Discovery do Capitão Scott, de 1901 à 1904, da qual ele foi mandado para casa cedo por motivos de saúde. Determinado a alterar este fracasso pessoal, ele retornou à Antártica em 1907 como líder da Expedição Nimrod.

A carreira

Ernest era o mais velho de dez irmãos. Estudou no colégio Dulwich de 1887 a 1890. Com 17 anos ingressou na marinha mercante, pela qual realiza numerosas viagens a bordo de um veleiro inglês de três mastros. Aos 20 anos alcança o posto de tenente e com 24 é nomeado capitão. Em 1901 embarca pela primeira vez com Robert Falcon Scott com destino a Antártica. Em novembro de 1902, alcançam os 82°16 S, o ponto mais austral alcançado pelo homem até então. Doente de escorbuto, teve que retornar a Inglaterra.
Em 1904 casou-se com Emily Dorman, com quem teria três filhos – Raymond, Cecily e Edward. O matrimônio esteve salpicado de numerosas infidelidades por parte de Shackleton, a de maior destaque foi com uma atriz estado-unidense, Rosalind Chetwynd (Rosa Lynd), que começou em 1910 e continuou, intermitentemente, até a sua morte em 1922.
Animado pela experiência da viagem realizada junto com Scott, organiza sua própria expedição, e em 7 de agosto de 1907 parte novamente para a Antártica, onde chega no começo de 1908. Depois de muitas dificuldades, em 9 de janeiro de 1909, alcançam o recorde de latitude, 88°23 S, porém são forçados a abandonar os planos a apenas 180 km do Pólo Sul. Depois de percorrer 3000 km na Antártica, regressam novamente à Inglaterra.
Em 14 de dezembro de 1911, Roald Amundsen alcança o Pólo Sul. Shackleton, decepcionado, propõe-se o objetivo de atravessar o continente a pé, passando sobre o pólo, o que supunha uma caminhada de 3300 km. Em 8 de agosto de 1914, parte da Inglaterra em um barco com o nome de Endurance (resistência). Com ele embarcaram 27 homens, entre eles Frank Worsley e Frank Wild. Todos eles viveriam uma das histórias mais duras da exploração polar e foram resgatados pelo navio Yelcho, graças a generosidade de um marinheiro chileno, o comandante Luis Pardo Villalón.
Essa aventura foi fartamente documentada pelos diários de todos os tripulantes e pelo diário de bordo. O fotógrafo da expedição, Frank Hurley, registrou vários momentos em filmes e em uma grande quantidade de fotos.
Ao regressar à Inglaterra em 29 de maio de 1917, Shackleton e seus homens são recebidos como heróis. Haviam retornado à Inglaterra em pleno curso da Primeira Guerra Mundial.
Ao final de 1921, retorna à Antártica com Frank Wild a fim de cartografar a região com mais precisão. Essa seria sua última viagem. Nas proximidades da ilha Geórgia do Sul, em 5 de janeiro de 1922, sofre um ataque cardíaco quando estava na ponte de seu barco. Seus restos descansam na Geórgia do Sul, onde foi erigido uma pequeno monumento em sua memória.

1901 - British Antarctic Expedition (Expedição Discovery)

Shackleton participou da Expedição Discovery, organizado pela Royal Geographical Society, em 1901, liderada por Robert Falcon Scott. Esta expedição é nomeado depois que o navio utilizado para a viagem, o Discovery RRS. A viagem foi a primeira a atingir o Mar de Ross e alcançando a Barreira de Gelo Ross. Para recrutar a tripulação para uma viagem tão perigosa pode publicar em Dezembro de 1901, o anúncio mais famoso do Times de Londres "Men wanted for viagem perigosa. Salários pequenos. Bitter frio. Longos meses de completa escuridão. Perigo constante. Safe return doubtful. Honra e reconhecimento em caso de sucesso ". (Homens procuradas para viagem perigosa. Salário reduzido. Penetrante frio. Longos meses de completa escuridão. Perigo constante. Retorno em segurança duvidosos. Em caso de sucesso, honra e reconhecimento). Alguns historiadores afirmam que o anúncio foi realmente inserido na imprensa, embora não haja unanimidade sobre quando e em que jornal, mas ninguém foi capaz de localizar o recorte original

1902 - Próximo ao Pólo Sul

Shackleton com Scott e Dr. Edward Wilson caminhou para o sul através do Pólo Sul em 1902. A viagem prosseguiu em condições difíceis, em parte devido à inexperiência do próprio grupo como o meio ambiente antártico, más escolhas e preparação e forte crença de que qualquer obstáculo pode ser superado com coragem pessoal. Eles utilizaram cães, mas eles não poderiam suportar. Como aconteceu na maior parte das primeiras expedições britânicas, a oferta de alimentos foi reduzida e os funcionários tiveram de cumprir março de dias difíceis "foi desnutridas e com fome. Scott, Wilson e Shackleton chegou a 82 graus 17 'sul e 31 de dezembro de 1902, data que marcou um recorde. Foram 463 milhas náuticas (857 km) do Pólo. Durante a viagem de regresso, Shackleton desenvolvido escorbuto e Dr. Wilson sofreu intervalos de cegueira causada pela neve.
Morning aliviado quando a questão no início de 1903, Scott teve Shackleton retornou para a Inglaterra, embora tivesse quase totalmente recuperado. Alguns sugerem que Scott não gostou de popularidade de Shackleton na expedição e usou a sua saúde como uma desculpa para se livrar dele. Lembre-se também que Scott pertencia à Royal Navy, enquanto que Shackleton foi marinha mercante, pelo que foi subestimado.

1914 - 1916 Imperial Trans-Antarctic Expedition (Endurance Expedição)

A Imperial Trans-Antarctic expedição deixou Londres em 1 de agosto de 1914 com o objetivo de cruzar a Antártida em um lugar perto Vahsel Bay, ao sul do Mar de Weddell, atingindo o Pólo Sul e vá para a Ilha de Ross em No extremo oposto do continente.

O Endurance preso no gelo, fotografada por Frank Hurley
O objetivo da missão teve de ser abandonado quando o navio Endurance ficou preso no gelo próximo ao seu destino no Vahsel Baía. Mais tarde seria quebrado, esmagado pelos blocos de gelo que o prendia, forçando a tripulação do navio e membros da expedição para fazer uma viagem épica através do trenó de gelo do mar de Weddell e depois de barco para a Ilha Elefante no arquipélago das Ilhas Shetland do Sul (Ilhas Piloto Pardo, de acordo com o nome oficial do Chile). Uma vez lá, eles reconstruíram um dos seus pequenos barcos acompanhados Shackleton e outras cinco pessoas navegaram para a ilha de San Pedro, na Geórgia do Sul para ajudar. A viagem, realizada no final de outono da Antártida (abril-maio), a bordo de um barco de apenas 6,7 metros de comprimento (o CAIRD), através da Passagem de Drake a San Pedro, e pode não ter rival arriesgadísimo na história da navegação. Landfall na costa sul da ilha e atravessou a cordilheira que funcionou como se a sua espinha dorsal, em 36 horas em um percurso igualmente notável (de salientar que o interior da ilha, ainda não havia sido mapeada). Shackleton em seu diário, descrevendo a experiência alucinante de ser acompanhado por um desconhecido durante a marcha, o que levaria a uma referência literária no famoso poema "The Land Waste, TS Eliot:
Quando eu contar, há apenas você e eu juntos
Mas quando eu olhar para a frente até a estrada branca
Há sempre outro caminhando ao seu lado
Os 22 homens que haviam permanecido na Ilha Elephant foram resgatados por Shackleton, que chegou a Punta Arenas, em julho, e depois de negociações infrutíferas com a Marinha britânica era capaz de emprestar o navio YELCHO chilena, comandada por Luis Pardo Villalon, que veio para a Ilha Elefante, em 30 de agosto de 1916, após três tentativas fracassadas devido ao mau tempo. Uma vez que toda a tripulação sobrevivente do Endurance, Shackleton decisões nesta ocasião ainda são apontados como modelos de liderança em condições extremas.

1921 viagem - Última (Expedição Quest)

Túmulo de Shackleton em Grytvyken
Em 1920 atrasado, Shackleton tentou organizar uma nova expedição. Seu objetivo inicial era ir para o norte e chegar ao Pólo Norte antes de Roald Amundsen. Obter o financiamento necessário para a viagem, mas uma série de atrasos impedindo a saída a tempo de evitar o inverno ártico. Shackleton convencer seu patrocinador para fazer outra expedição à Antártida.
The Quest partiu de Londres em 17 de setembro de 1921, disparado por uma multidão entusiasmada. A bordo estavam muitos membros da expedição do Endurance: Frank Wild, J. A. McIlroy, médico do navio, Tom Green, o cozinheiro, Hussey, Macklin, McLean, Kerr e Worsley, o capitão. O objetivo científico da expedição foi mal definidas. Ancorado no porto de Grytviken (Geórgia do Sul) na mesma porta durante a expedição do Endurance esperou por um mês que as condições meteorológicas foram favoráveis para o lançamento. Na noite de janeiro 5, 1922 Shackleton sofreu um ataque cardíaco e morre.
Seu corpo foi enviado para Inglaterra, mas sua viúva pediu para ser enterrado em Grytviken. O funeral realizou-se lá em 5 de março.

Legado

Em 1994, o James Caird Sociedade fixou o objectivo de preservar a memória das façanhas de Shackleton. Seu primeiro presidente para a vida era mais jovem, filho de Shackleton, Edward Shackleton.
A vida de Ernest Shackleton é objecto de uma adaptação cinematográfica de Shackleton, um de dois filmes da característica para o Channel 4 e dirigido por Charles Sturridge. Shackleton papel é desempenhado por Kenneth Branagh. Sua história é contada em pormenor no livro Endurance: Shackleton's Incredible Voyage (Endurance: Shackleton's Incredible Voyage), de Alfred Lansing.
Túmulo de Shackleton, perto da antiga base baleeira de Grytviken, na Geórgia do Sul é freqüentemente visitado por turistas de cruzeiros na área.
O navio logístico do British Antarctic Survey RRS Ernest Shackleton (que substitui o Bransfield RRS) é o nome do explorador.
Em 1994, a IAU decidiu, em sua honra de chamá-lo "Shackleton" para um astrobleme localizada no pólo sul de Lua.


 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.